Trinta e oito casas foram interditadas nesta terça-feira (23), por conta dos riscos de desabamento registrados pela Defesa Civil da cidade Candeias, Região Metropolitana de Salvador. Uma cratera surgiu no local e afetou a infraestrutura dos imóveis.
A notificação é para retirada imediata dos moradores. A região afetada, que já era tratada como área de risco, agora passou a ser um local inseguro para moradia. A medida foi adotada pelo órgão municipal, após diversas fiscalizações realizadas no entorno da rua onde a cratera apareceu.
Leia também:
Segundo informações dos moradores, a erosão começou por conta das fortes chuvas. O técnico da Defesa Civil, Ademar Cerqueira, disse que uma força-tarefa foi montada pela prefeitura.
“A Defesa Civil integra a força-tarefa, de forma a dar suporte a todas as famílias que residem no entorno. Toda ação que estamos realizando aqui é para solucionar esse problema que se arrasta por mais de 20 anos, e acima de tudo trazer segurança para a vida de todos os residentes”, disse o técnico.
Impacto das chuvas e da cratera em Candeias
O servidor ressalta que a desocupação das casas é necessária porque o solo ficou vulnerável com o grande volume de água. “Só esse mês, já choveu 470 milímetros. Em comparação, o histórico do mês inteiro de abril é de 280 milímetros”.
A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social atua junto à Defesa Civil, acompanhando e dando suporte para as famílias afetadas. Aluguel social, cestas básicas e suporte na mudança de local foram garantidos aos moradores.
Mayra Lopes
Mayra Lopes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!