Diversos bairros de Salvador registram, na tarde desta quinta-feira (18), falta de energia. Segundo a Neoenergia Coelba, a interrupção acontece devido um problema na subestação Pituaçu, que é de responsabilidade da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).
Pelas redes sociais, moradores de diversos pontos da cidade reclamam da falta de luz. Já foram indicados quedas nos bairros de: Itapuã, Castelo Branco, Sussuarana, Cajazeiras, CAB, Paralela, Alphaville, Jaguaribe, Comércio, IAPI. Há relatos também em pontos de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Leia também:
Em nota, a Neonergia Coelba explicou que a interrupção aconteceu por volta de 15h. Além disso, informou que até as 16h20, 100% das localidades afetadas já tiveram a energia restabelecida.
Ao iBahia, a Chesf esclareceu que a interrupção aconteceu às 15h01. Em seguida, aproximadamente 30% das cargas afetadas foram transferidas e permaneceram atendidas pelo sistema de distribuição.
"As 15h20, após inspeção da instalação, foi iniciado o restabelecimento integral das demais cargas, concluído às 16h14", diz trecho do comunicado.
Ainda de acordo com a Chesf, foi necessário fazer manobras na rede de distribuição. As causas da ocorrência estão sob investigação.
Falta de energia não impactou serviços até o momento
O Portal também entrou em contato com a CCR Metrô, que informou que o funcionamento segue normal nas estações. A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) diz que o Elevador Lacerda e os Planos Inclinados estão operando normalmente. Além destes, a interrupção no fornecimento de energia também não afetou o Aeroporto Internacional de Salvador.
Ainda segundo a Neoenergia Coelba, a distribuidora está em contato com a Chesf e como Operador Nacional de Sistemas para "entender a situação e apoiar no que for necessário".
Apagão em 2023
No dia 15 de agosto de 2023, a Bahia foi um dos estados afetados por um apagão que ocorreu no país. Na ocasião, a situação foi gerada após uma filha no Sistema Interligado Nacional (SIN). No estado baiano, dos 417 municípios, 415 foram atingidos pelo "apagão".
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!