icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Vem aí

Após mais de 9 meses fechado, Governo do Estado anuncia reforma no TCA

Obras só devem ficar prontas no final de 2026

foto autor

Gabriela Braga

05/11/2023 às 14:37 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Após mais de 9 meses fechado devido a um incêndio, o Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, passará por reforma. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, assinou neste domingo (5), a licitação das obras de requalificação do prédio principal. O espaço, no entanto, só deverá estar disponível para a população até o final de 2026.


				
					Após mais de 9 meses fechado, Governo do Estado anuncia reforma no TCA
Após mais de 9 meses fechado, governo do estado anuncia reforma no TCA. Foto:

De acordo com o Governo do Estado, essa será a terceira etapa do projeto, que vai envolver um investimento de R$ 151 milhões para a reforma das estruturas da sala principal, do foyer, restauração das fachadas, substituição total da cobertura e melhorias nas áreas centrais do equipamento cultural.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Ainda segundo o governo, a requalificação também tem o objetivo de adequar o teatro às normas técnicas e acústicas mais atuais. O terraço também vai ganhar investimentos para que eventos sejam realizados no local. Para isso, também vão acontecer intervenções no sistema de drenagem e impermeabilização do terraço.


				
					Após mais de 9 meses fechado, Governo do Estado anuncia reforma no TCA
Após mais de 9 meses fechado, governo do estado anuncia reforma no TCA. Divulgação

O diretor-geral do TCA, Moacyr Gramacho, explica que atualmente os ruídos externos são um problema para as apresentações. “Um dos focos será a performance acústica [do teatro] para escuta de sala sinfônica. Nos últimos anos, o público aprimorou sua audição e isso exige que os espaços tenham uma grande requalificação. Então, a gente vai mexer na acústica, fazendo uma blindagem para reduzir os ruídos externos”, completou.

A obra será executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder) e terá intervenções também no jardim suspenso, no restaurante, na bilheteria, na sala de ensaio da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e do Balé do Teatro Castro Alves (BTCA), dos espaços administrativos dos Corpos Artísticos (OSBA e BTCA). As salas de ensaio polivalentes, os espaços administrativos, o centro técnico, rota de acessibilidade e outras instalações também serão contemplados. A área total reformada chegará a 17.934,70m².

Foto do autor
AUTOR

Gabriela Braga

AUTOR

Gabriela Braga

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Infraestrutura