O afundamento do solo na região de uma minha de extração de sal-gema da Braskem em Maceió, capital alagoana, já provocou a desocupação de cerca de 14 mil imóveis em cinco bairros da cidade. Até a manhã desta sexta-feira (8), de acordo com a Defesa Civil, o afundamento da mina que está sobre o bairro Mutange alcançou 2,06 metros de profundidade.
Somente nas últimas 24 horas, a movimentação foi de 5,7 cm. A área está sob alerta de colapso total. A velocidade registrada no último boletim foi de 0,23 cm/h. Na medição anterior, a velocidade foi de 0,21 cm/h.
Leia também:
De acordo com a Defesa Civil de Maceió, não dá dá para dizer que o solo está se estabilizando porque a variação entre aumento e desaceleração tem sido constante nos últimos dias. A recomendação é de que a população continua distante da área mais afetada.
A mina sob risco é uma das 35 que a Braskem mantinha na região para extração de sal-gema, minério utilizado na fabricação de soda cáustica e PVC. Ela está localizada sob a lagoa Mundaú, que deve ser afetada se houver o rompimento total.
Mari Leal
Mari Leal
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!