Vai aproveitar o recesso junino para viajar? Não esqueça de fazer uma revisão preventiva completa no seu veículo. Para evitar dores de cabeça e se preocupar apenas com a curtição, você precisa se certificar que o carro está em ótimo estado. Então, antes de meter o pé na estrada, vale a pena separar um tempo para passar em um centro automotivo de confiança.
A revisão para viagem deve verificar o funcionamento das peças internas do carro, realizar a trocar dos fluidos e filtros (quando necessário) ou até mesmo fazer reparos. As oficinas de Salvador oferecem check-list de até 30 itens, com valor a partir de R$ 270, incluindo o alinhamento da suspensão e o balanceamento dos pneus. Entres eles: motor, freios, parte elétrica, pneus, sistema de suspensão e os componentes do kit estepe (triângulo, macaco e chave de roda).
De acordo com a engenheira mecânica e tecnóloga em sistemas automotivos, Keize Amparo, para uma viagem de férias segura e sem surpresas desagradáveis, os cuidados com o carro devem ser frequentes. "Fazer revisão no veículo apenas para viajar é muito prejudicial. O ideal é acompanhar as recomendações no manual do proprietário, que informa a quilometragem ou período adequado para as manutenções preventivas", explicou.
Mas se você não acompanhou as orientações do manual, a especialista recomenda que leve o carro em uma oficina de confiança com antecedência, "A revisão um pouco antes da viagem permite que o condutor tenha mais tempo para fazer orçamentos e compras, caso seja necessário fazer substituição de peças", aconselhou.
Vale lembrar que independente da quilometragem da viagem (percursos longos ou curtos), o veículo precisa estar preparado para encarar variadas situações na estrada e diferentes condições climáticas. Nessas horas, é imprescindível que o sistema de freios e de suspensão estejam funcionando perfeitamente.
O consultor técnico de mecânica e gestor da BoxCarShop, Cláudio Carneiro, alerta para a importância da revisão preventiva: "Verificar com periodicidade o funcionamento do carro aumenta a vida útil das peças, evita substituições precoces e garante a boa dirigibilidade".
*Sob supervisão de Rafael Sena
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!