O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano está com data marcada para acontecer nos dias 5 e 12 de novembro. Ao todo, a prova conta com 180 questões, além da redação.
As notas das provas podem ser utilizadas pelos candidatos como forma de ingresso em cursos do Ensino Superior, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (ProUni) e pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As notas também podem ser utilizadas pelos candidatos para concorrer às vagas em instituições estrangeiras que tenham convênio com o Inep.
Leia também:
Fazer mapas mentais, buscar informações em veículos de comunicação e até mesmo utilizar a inteligência artificial são algumas formas que os candidatos do Enem podem encontrar para se preparar para as provas.
Segundo informações de professores entrevistados pela Agência Brasil, também é importante conferir, checar e sempre questionar as fontes de informações, para não 'cair' em fake news e assim realizar um bom exame.
O estudo de livros didáticos, simulados e provas antigas, além de buscar conteúdos atuais podem ajudar os estudantes a estarem mais preparados para as provas.
Questões como a guerra do Oriente Médio são antigas e aparecem com recorrência nas provas. Se informar pode ajudar a entender melhor o contexto e resolver essas questões. As informações também podem servir de repertório na hora de elaborar a redação.
Segundo Patrícia Mesquita, diretora e professora de geografia em Pernambuco, as provas do Enem estão cada vez mais buscando questões de conteúdos trabalhados de forma conjunta, multidisciplinar. Temas atuais são muitas vezes o fio condutor dessas questões.
“Até uns anos atrás se via que era uma questão de geografia, de história ou de filosofia. Hoje se está conseguindo juntar tudo numa única questão. Às vezes, é isso que dificulta para o estudante, porque ele, infelizmente, na educação básica, ainda tem as aulas ministradas em caixinhas. Não se trabalham simultaneamente as quatro disciplinas de humanas”, disse Patrícia.
Uma outra dica da professora é a elaboração de mapas mentais, que são esquemas ou diagramas que ajudam a explicar conceitos de forma clara e objetiva. O mapa parte de uma ideia principal e, a partir daí, vão sendo acrescentadas informações e conceitos relacionados.
*Sob supervisão da editora Gabriela Braga
Thiago Virgílio
Thiago Virgílio
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!