icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
EDUCAÇÃO

Painel promove debate sobre Culinária Ancestral

Painel contará com a presença de Solange Borges da Culinária de Terreiro, Aline Guedes, chef e pesquisadora, além de Tadeu Nonato, professor e consultor em Gastronomia do Instituto Ori.

foto autor

Redação iBahia

16/04/2022 às 11:30 • Atualizada em 27/08/2022 às 14:35 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Foto: Divulgação


Não há como estar na Bahia sem resgatar suas raízes e falar da sua culinária, com base nisto um dos painéis propostos pela Rede Bahia para o World Creativity Day, maior evento colaborativo de criatividade do mundo, será o "Culinária Ancestral".

Com mediação de Luana Souza, o painel discutirá a importância de perpetuar e difundir saberes e tradições para a promoção da cultura negra ancestral na Bahia. E contará com a presença de Solange Borges da Culinária de Terreiro, Aline Guedes, que é chef, pesquisadora e ex-Mestre do Sabor, além de Tadeu Nonato, professor e consultor em Gastronomia do Instituto Ori.

A Chef Solange Borges destaca que é muito importante levantar o debate sobre a gastronomia ancestral, que é uma gastronomia proveniente dos terreiros de candomblé e das raízes de matrizes africanas que temos em um evento deste porte.

"Esse painel é muito importante pois estamos na Bahia, que é o estado que respira religiosidade e diversidade. Então eu tenho convicção que é muito oportuno levar esse debate sobre alimentação não só para Bahia como para o mundo, pois se trata de um evento mundial", afirmou ao iBahia

A chef e pesquisadora Aline Guedes, reforça também a importância de se ter um painel para debater culinária também por um viés histórico:

"A alimentação desde sempre esteve presente em grandes momentos históricos, além de sempre propiciar a criação de vínculos e acompanhar celebrações, ritos e rituais. A comida é cultura, é política, é história. Não há como falar em cultura, sem que a gastronomia seja lembrada e esteja presente. Não incluir um painel que possa falar sobre alimentação e a magnitude da biodiversidade das culturas que nos enriquecem através dos alimentos, não faria sentido algum. A cultura alimentar está em tudo e nos permite nos reconhecer e aos que nos cercam." afirmou a pesquisadora.

O professor e consultor em gastronomia, Tadeu Nonato, que também estará presente no painel, relatou sobre suas expectativas para o evento.

“Falar da Gastronomia ancestral, num evento que lida com a criatividade é de suma importância, a ancestralidade é a base de tudo que nos cerca e envolve, só podemos falar de criatividade tendo consciência de uma base sólida de ancestralidade, lembrando sempre da importância da cultura oral, do poder da fala, da comunicação que transpõe milhares de séculos de vida em comunidade.” afirmou o professor.

O Painel de “Culinária Ancestral” acontecerá no World Creativity Day, no dia 21 de abril, às 19h no recém-inaugurado Doca1 – Polo de Economia Criativa e no Hub Salvador.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Educação