A jovem Franciele Silva, moradora do Quilombo Rio dos Macacos, localizado no munícipio de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, foi uma das dez pessoas selecionadas para o curso de capacitação em Direitos Humanos, promovido pelo programa de Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU).
Franciele é a primeira quilombola nordestina, selecionada para participar do processo de capacitação, que contará com indígenas e quilombolas de língua portuguesa. O grupo embarcou para Genebra, na Suíça, no dia 24 de junho.
Leia também:
A estudante é graduanda em direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e a mesma conta que tem como experiência principal dar mais visibilidade para a comunidade.
“Com o conhecimento que irei adquirir quero ajudar meu povo em nossas lutas e fazer com que nossos problemas sejam resolvidos. Além disso, terei a oportunidade de ajudar outras comunidades”, comenta a estudante. Durante o processo de seleção, Franciele passou por entrevistas em que contou a história do quilombo e, também, a sua trajetória de vida.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!