Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > notícias > educação
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Menino gênio

Estudante baiano leva ouro em olimpíada internacional de matemática

Rafael Assis Melo tem apenas 14 anos e participou da olimpíada internacional de matemática em uma das universidades mais prestigiadas no mundo

Helena Pamponet Vilaboim • 22/07/2024 às 10:41 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O estudante baiano Rafael Assis Melo, de 14 anos, levou medalha de ouro na Olimpíada Copernicus de Matemática, que reúne estudantes de todo o mundo. A competição aconteceu em Nova York e tem apoio da Universidade de Columbia, uma das instituições mais prestigiadas dos Estados Unidos.


				
					Estudante baiano leva ouro em olimpíada internacional de matemática
Estudante baiano leva ouro em olimpíada internacional de matemática. Foto: Acervo pessoal

"Fiquei muito emocionado, estava me preparando há muito tempo. Quando subi no palco para receber a medalha, percebi que se houver dedicação, podemos conquistar muitas coisas", comemorou o estudante soteropolitano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

A competição marcou a primeira vez que Rafael viajou para fora do país. Aos 14 anos, ele já competiu em pelo menos cinco outras olimpíadas, inclusive internacionais. Para aumentar o número de estudantes participantes, essas competições muitas vezes acontecem em vários países ao mesmo tempo.

"Nós sempre o estimulamos a participar dessas competições, porque vimos que ele gosta. Acho que é uma oportunidade de colocar os talentos em evidência", comentou a mãe do estudante, Kelma Assis, que também lista que o contato com alunos de outras escolas e países é um dos benefícios.

Estudante baiano participou de competição em universidade em que Barack Obama estudou

A Olimpíada Copernicus de Matemática aconteceu entre os dias 14 e 18 deste mês, na Universidade de Columbia. A instituição é parte da liga de universidades de elite nos Estados Unidos e já formou personalidades como o ex-presidente Barack Obama.

A prova que o estudante baiano Rafael respondeu tinha questões de números racionais e irracionais, sistemas de equações, expressões algébricas e probabilidade. Para conquistar o ouro, Rafael teria que acertar entre 91 e 100% da prova.


				
					Estudante baiano leva ouro em olimpíada internacional de matemática
Estudante baiano leva ouro em olimpíada internacional de matemática. Foto: Acervo pessoal

"Não chamaram no bronze, não chamaram na prata, então pensamos: 'É, agora só resta o ouro mesmo'. Foi uma alegria imensa quando falaram o nome dele", comentou a mãe de Rafael, que lembrou também que outros competidores brasileiros comemoraram a conquista.

"O legal é que a matemática é a mesma em todos os idiomas. Línguas diferentes podem se comunicar usando números", comentou o estudante, que lembra da boa experiência de estar numa sala com muitas culturas diferentes.

Nos últimos quatro anos, Rafael já participou das seguintes competições:

  • Olimpíada de Matemática do Estado da Bahia (OMEBA);
  • Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP);
  • Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA);
  • Concurso Canguru de Matemática;
  • American Mathematics Olympiad (AMO);
  • TeenEagle Competition.
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EDUCAÇÃO :

Ver mais em Educação