O time de profissionais da TV Bahia se destacou na etapa regional da 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo na Bahia (PSJ). O jornalista Eduardo Oliveira e o cinegrafista Jefté Rodrigues, da TV Bahia, venceram na categoria "Jornalismo em Vídeo", com o trabalho “A força dos pequenos exportadores”, que também teve Douglas Oliveira na edição das imagens. O concurso é referência no fomento do jornalismo sobre empreendedorismo no Brasil.
A premiação foi entregue na noite de terça-feira (10), durante um evento no bairro do Costa Azul, em Salvador. Foram condecorados trabalhos em texto, vídeo, áudio e fotografia, além de um prêmio para projetos universitários.
Leia também:
"A força dos pequenos exportadores" fez parte do projeto especial "Onde tem Bahia", em outubro de 2023. "É um prêmio muito importante, porque o 'Onde tem Bahia' se propõe a mostrar uma Bahia forte e enriquecedora não só aqui no estado, mas fora dele. Então quando a gente é reconhecido por esse trabalho, estimula que a gente continue mostrando e fazendo mais com tudo que a gente pode", afirma Eduardo Oliveira.
"Sensacional ter ganhado [o prêmio] com esse projeto. Como profissional, foi muito importante para mim mostrar que o sisal de Valente e vai para a Alemanha, por exemplo", comemora Jefté Rodrigues. Reveja aqui.
Em segundo lugar, na mesma categoria em que Oliveira e Rodrigues ganharam, ficou o trabalho "Riqueza de gerações: 6 décadas de histórias e transformações da Feira de São Joaquim", de Laís Rocha, do Grupo A Tarde.
A jornalista Licia Fontenele, da TV Aratu, completou o ranking dos premiados com a reportagem "Produção de amendoim no Recôncavo baiano: Agricultura familiar gera renda em Salvador".
O Jornal Correio, que também integra a Rede Bahia, venceu todos os prêmios na categoria "Fotojornalismo", além de conquistar o primeiro lugar em "Texto".
De acordo com o Sebrae, 49 matérias foram avaliadas por um júri e disputaram a premiação. Concorrem no PSJ trabalhos veiculados de 5 de junho de 2023 a 2 de junho de 2024, em cinco categorias: Texto, Áudio, Vídeo, Fotojornalismo e Jornalismo Universitário. As pautas abordam aspectos ligados ao empreendedorismo, com foco nos pequenos negócios. A novidade da 11° edição do PSJ foi a categoria "Jornalismo Universitário", que reforça o papel da educação empreendedora.
Os primeiros lugares de cada categoria levaram para suas redações um troféu do 11° PSJ, além de certificados de vencedores; um kindle; e vão participar da etapa regional Nordeste do prêmio.
Confira a lista com os vencedores:
Jornalismo em Vídeo
1 - A força dos pequenos exportadores - Eduardo Oliveira (TV Bahia)
2 - Riqueza de gerações: 6 décadas de histórias e transformações da Feira de São Joaquim - Laís Rocha (Grupo A Tarde)
3 - Produção de amendoim no Recôncavo baiano: Agricultura familiar gera renda em Salvador - Licia Fontenele (TV Aratu)
Fotojornalismo
1- Na rua, na régua, na henna: beco na Avenida Sete é salão de beleza a céu aberto - Marina Silva (CORREIO)
2 - Guardiãs da Cura - Sora Maia (CORREIO)
3 - A Língua do Negócio - Marina Silva (CORREIO)
Jornalismo em Texto
1 - Cura que vem do quintal: conheça tradição das mulheres do Quilombo Cangula - Carolina Cerqueira (CORREIO)
2 - Como agroflorestas adaptadas à Caatinga estão transformando o semiárido em comida - Xavier Bartaburu (Mongabay)
3 - Recaatingamento: uma estratégia para salvar o semiárido da desertificação - Xavier Bartaburu (Mongabay)
Jornalismo em Áudio
1 - Série Favela Empreendedora - Aline Damazio (Rádio Alba)
2 - Empreendedores indígenas transformam arte e tradição em negócios - Thais Seixas (Rádio A Tarde FM)
3 - O sonho em um Beju - André Luiz (Caraíbas FM)
Jornalismo Universitário
1 - Agricultura familiar e afro-vivências: memórias de quilombos da Chapada Diamantina - Ana Novaes - (Universidade do Estado da Bahia – Uneb)
2 - São João na Bahia é símbolo de empreendedorismo - Murilo Trindade - (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb)
3 - As Odetes e a representação feminina na Economia Solidária do Sertão do São Francisco - Laíse Ribeiro (Universidade do Estado da Bahia - Uneb)
Prêmio Sebrae de Jornalismo recebe 1º Encontro Baiano de Comunicadores
Na ocasião, além de conhecer os vencedores da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, o público pôde apreciar o 1º Encontro Baiano de Comunicadores. A iniciativa teve como objetivo promover a integração e o debate entre os comunicadores sobre grandes temas da Comunicação, do Empreendedorismo e do desenvolvimento social e econômico da Bahia.
“A imprensa e o jornalismo a serviço do desenvolvimento da Bahia” foi o tema do painel que aconteceu no momento. A iniciativa inédita do Sebrae, com apoio da Associação Bahiana de Imprensa (ABI).
A diretora de Jornalismo da Rede Bahia, Ana Raquel Copetti; o jornalista fundador do Bahia Econômica, Armando Avena; o head de conteúdo digital do grupo A Tarde, Rafael Sena; e o diretor-presidente da Tribuna da Bahia, Walter Pinheiro; particiram do painel, que foi mediado pelo presidente da ABI, Ernesto Marques.
“Esse encontro é um marco para que possamos permitir que a pauta empreendedora esteja cada vez mais presente na sociedade. O empreendedorismo é uma pauta positiva e, por isso, precisamos espalhar essa mensagem de todas as formas possíveis. Os profissionais de comunicação desempenham um grande papel nesse sentido. E o Sebrae, entendendo a importância desse trabalho, busca também valorizar os comunicadores baianos”, resumiu o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury.
Para o presidente da ABI, Ernesto Marques, debater o tema é fundamental. “Os desafios da comunicação baiana cresceram na mesma proporção das melhores perspectivas de crescimento econômico a partir das riquezas do território baiano. Foi um grande acerto combinar o momento alto da etapa regional do Prêmio Sebrae de Jornalismo com uma rica oportunidade de reflexões sobre o que podemos fazer para nossos negócios prosperarem enquanto contribuímos para fazer crescimento resultar em desenvolvimento humano”.
Naiana Ribeiro
Naiana Ribeiro
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!