Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > educação > ensino superior
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Especial Publicitário

Cursos tecnológicos são opções para quem deseja inserção no mercado

UNIFACS conta com mais de 30 ofertas de Graduação EAD para quem tem pressa. Cursos superiores tecnológicos são ideais para quem busca ter um diploma

Especial Publicitário • 12/06/2024 às 18:24 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Com o índice de desemprego caindo, junto às taxas de ocupação cresce também a esperança dos trabalhadores pela busca da estabilidade. Dados recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em fevereiro, mostram que a taxa de desocupação do primeiro trimestre é a menor desde 2015 (7,6%). Neste cenário, muitos trabalhadores retomam planejamentos de futuro profissional e conquistar um diploma de graduação.


				
					Cursos tecnológicos são opções para quem deseja inserção no mercado
Annita Souza, Diretora UNIFACS, fala sobre importância dos cursos tecnológicos. Foto: Divulgação

Porém, muitas vezes a ideia de voltar pode parecer desafiadora quando se pensa nos anos de dedicação à vida universitária. Neste cenário, uma opção de formação mais rápida e direcionada para a prática profissional são os Cursos Superiores de Tecnologia (CST). Ou, como são mais conhecidos, os Tecnólogos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

O último Censo do Ensino Superior, destaca que mais de 1 milhão e 300 mil brasileiros optaram pelos cursos Tecnológicos em 2022, o que representa 29% dos ingressantes.

“Por possuírem uma formação mais específica em uma determinada área da profissão e uma duração total média de 2 a 3 anos a gente percebe que o público dos cursos tecnólogos tende a ser mais maduro quando comparado ao dos cursos de bacharelados. É comum termos estudantes que estão inseridos no mercado de trabalho e que percebem no curso tecnólogo a oportunidade de aprofundamento na área que já atuam.”, detalhou a Gerente Acadêmica de Aprendizagem Digital da Ânima Educação, ecossistema ao qual a UNIFACS faz parte, Juliana Paludo Vallandro.


				
					Cursos tecnológicos são opções para quem deseja inserção no mercado
Juliana Paludo Vallandro, Gerente Acadêmica de Aprendizagem Digital da Ânima Educação, fala sobre importância dos cursos tecnológicos. Foto: Divulgação

Importância dos cursos tecnológicos

É comum confundir os termos “Técnico” e “Tecnólogo” devido à semelhança em seus nomes, mas Juliana Paludo destaca as diferenças significativas entre eles. Ela enfatiza que um Curso Superior de Tecnologia (CST) se concentra na discussão e proposta de tecnologias, em nível superior, assim como os cursos de bacharelado e licenciatura.

Em contraste, um curso técnico, que possui nível de diploma de Ensino Médio, tem outra abordagem: ensinar a usar ferramentas específicas para entrar no mercado de trabalho e gerar renda. “Por exemplo, se um estudante conclui o curso técnico em Logística, estará preparado para atuar em funções operacionais, como controle de estoque, transporte e distribuição, inserindo-se no mercado de trabalho. Já o tecnólogo em Logística terá uma visão mais ampla da área, incluindo estratégias de gestão, cadeia de suprimentos e logística internacional. Além disso, ele pode seguir seus estudos se candidatando diretamente a um mestrado ou uma especialização lato sensu”, explicou.

A UNIFACS conta com oferta de 30 cursos, a maioria com duração de dois anos, como é caso das graduações em Gestão Comercial, Marketing Digital ou Serviços Penais. Há também alguns cursos com duração de três anos, como é o caso de Gestão da Produção Industrial e de Gestão do Agronegócio.

“Na UNIFACS a qualidade acadêmica é premissa fundamental. Investimos em conteúdo, recursos pedagógicos, inovação e tecnologia para acompanharmos a era de transformação digital que impacta todos os profissionais. Por isso, quando pensamos nos cursos tecnólogos, o estudante tem acesso a um modelo acadêmico que é totalmente inovador e foi cuidadosamente estruturado de modo que os currículos são ofertados de maneira integrada, organizados por competências, trazendo para o ambiente de ensino a realidade do mundo do trabalho. Tudo isso é fundamental para quem busca se inserir mais rapidamente neste mercado ou busca um movimento de evolução profissional”, disse Annita Kelly Cardoso de Andrade, Diretora da UNIFACS. O portfólio de cursos da UNIFACS pode ser consultado no site.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ENSINO SUPERIOR :

Ver mais em Ensino Superior