Preparad@ para o Enem? Você precisa aproveitar o tempo que falta para descansar e aliviar a ansiedade sobre o resultado. De acordo com Ivo Carraro, professor do curso Positivo, a ansiedade pode prejudicar o desempenho do estudante na prova. “A ameaça de não ser aprovado atinge o psicológico e gera consequências como os famosos ‘brancos’ durante as provas”, explica. O segundo dia do exame acontece neste domingo (10).
Além disso, a ansiedade pode traz sintomas físicos. Dores de cabeça e musculares, falta de concentração, náuseas, falta de ar, tremores e confusão mental.Esses sintomas podem levar o estudante ao erro por descuido ou desatenção.Para te ajudar a se preparar nesta reta final, Ivo Carraro dá algumas dicas.
1 - Dormir bem: o sono é um grande aliado do estudante, estar descansado é fundamental para um bom desempenho e melhor acesso à memória.
2 - Não ter medo: compreender que o vestibular não é um ‘bicho de sete cabeças’, como um predador. Se o estudante se preparou, a prova é apenas mais uma tarefa para atingir o objetivo.
3 - Conhecer o local da prova antes da data de realização evita surpresas como perder o horário, por exemplo.
4 - Ter estratégia: iniciar a prova pelas questões mais fáceis gera autoconfiança e o tempo restante fica para o “chute” nas mais difíceis.
5 - Focar em si mesmo: não perder a concentração após outros candidatos entregarem a prova. Cada um tem o seu tempo.
6- Contar com a família: um abraço antes da prova vale mais do que mil palavras de apoio.
7 - Manter-se confortável: durante a prova, tirar alguns segundos para alongamentos restabelece o nível de cortisol, hormônio que ajuda a combater o estresse, além de recompor a resistência física. Em alguns momentos, respirar profundamente pelo nariz e soltar o ar vagarosamente pela boca ajuda a oxigenar o cérebro e reduzir a ansiedade.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!