Uma estudante que fez a prova do Exame Nacional do Ensino Médio neste domingo (5), em Salvador, foi surpreendida ao chegar no local da prova. Segundo Heloísa Luz da Costa, ao chegar no Colégio 2 de julho, no Garcia, encontrou o prédio fechado e com um aviso de que o exame seria realizado na Fundação Visconde de Cairu, nos Barris.
“Uma falta de respeito. O ENEM mandou a gente para essa instituição e o local está fechado. São 11h30 da manhã. Um constrangimento para quem vai fazer a prova pela primeira diz”, disse Heloísa em um vídeo.
Leia também:
Ainda segundo a estudante, vans foram disponibilidades no local para levar os estudantes até o local correto.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), alterações de locais de prova são realizadas pelo Cebraspe, instituição responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, e são motivadas por questões estruturais identificadas nas salas das escolas e instituições de ensino mobilizadas.
De acordo com o órgão, nesses casos, os participantes são alertados sobre a mudança por meio de ligações, mensagens instantâneas enviadas por e-mail, WhatsApp e SMS. Além disso, ainda segundo o Inep, a empresa disponibilizou veículo para transporte no antigo local informado aos inscritos como forma de garantir a participação no exame.
O Inep lembrou ainda que o edital do Enem prevê a reaplicação das provas para participantes que tenham algum problema logístico. A reaplicação poderá ser solicitada pelos inscritos entre os dias 13 e 17 de novembro, na Página do Participante.
Gabriela Braga
Gabriela Braga
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!