O Vale Summit 2024 acontece entre os dias 16 e 17 de maio na cidade de Juazeiro, interior da Bahia. O evento tem o objetivo de promover a mudança de paradigmas diante da economia do Vale São Francisco, que é ligada tradicionalmente à fruticultura e a produção de alimentos.
Na prática, empreendedores, investidores e profissionais do setor se reunirão para discutir sobre os desafios e oportunidades do Vale. Segundo uma das idealizadoras do evento, a CEO e fundadora da Casa das Arretadas, Luana Trindade, a atividade vai projetar um olhar para a capacidade que a região tem de se tornar um pólo de inovação tecnológica dinâmico e diversificado.
Leia também:
“Queremos ser referência não somente na Fruticultura, mas em diversos setores da economia”, concluiu. O Vale Summit 2024 acontece na Univasf em Juazeiro, e as inscrições devem ser realizadas pelo site do evento.
Das frutas aos frutos do Vale São Francisco
Um dos exemplos trazidos pelo evento é a Coopercuc (Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá), que transcendeu a produção de Umbu e lançou a primeira cerveja produzida a partir da fruta. A invenção hoje têm sete rótulos diferentes e chamou atenção da Ambev.
"A geração de renda em diversas propriedades rurais é a concretização que o empreendedorismo é real", compartilhou o CEO da empresa, que também explica que a Coopercuc fomenta a economia de municípios próximos, em especial os de Uauá, Canudos e Curaçá.
Produção de Flores no Vale São Francisco
A Universidade Federal do Vale do São Francisco também tirou vantagem da fertilidade do solo do Vale, e da procura por flores e plantas ornamentais. Sob a liderança da Dra. Márkilla Zunete Beckmann, a iniciativa surgiu como uma via de renda extra para agricultores e empreendedores locais, além de fomentar até o turismo da região.
A Dra. comenta sobre os diversos ramos da economia que recebem os produtos produzidos: "Esse consumo, como as flores de corte, direcionadas para decoração de eventos, artistas florais e funerárias; e plantas ornamentais, para o setor do paisagismo e jardinagem'.
Produção Cosmética do Vale São Francisco
Através do incentivo ao empreendedorismo local, a indústria de cosméticos sustentáveis também chegou ao Vale São Francisco com a empresa Juliage, liderada por Juliana Martins. A empresária destaca que a qualidade dos produtos não é só o que move a empresa, mas também a geração de oportunidades para mulheres proverem para suas famílias, e também a sustentabilidade:
"Através de nossa clínica, escola, indústria, e linha de cosméticos, criamos oportunidades de emprego, incentivamos a formação de empreendedores, e fomentamos o desenvolvimento econômico", explicou a criadora da Juliage.
Serviço - Vale Summit 2024
- Quando: 16 e 17 de maio
- Local: Univasf de Juazeiro, Bahia
- Inscrições: Vale Summit
Helena Pamponet Vilaboim
Helena Pamponet Vilaboim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!