Os trabalhadores que têm direito de receber as cotas do fundo PIS/Pasep e que sejam correntistas de bancos privados começaram a receber dinheiro direto na conta corrente nesta semana. Mas se o dinheiro não for depositado, o prazo para reclamar é até 28 de setembro, limite de saque para os empregados com carteira assinada entre 1971 e 1988. Segundo o acordo firmado com os bancos, duas situações podem provocar o problema: a conta não ter sido movimentada nos últimos seis meses ou conta estar negativada.
Neste caso, os trabalhadores de empresas privadas, que receberiam diretamente em conta, precisarão procurar uma agência da Caixa para fazer o saque. Os servidores públicos devem ir até uma agência do Banco do Brasil. É preciso levar um documento oficial com foto e cartão cidadão.
Segundo o acordo firmado com os bancos, duas situações podem provocar o problema: a conta não ter sido movimentada nos últimos seis meses ou conta estar negativada.
Após 28 de setembro, voltam a valer as regras antigas, e o saque só poderá ser feito por quem tiver 60 anos ou mais ou pedir a aposentadoria.
Trabalhadores beneficiados
Os depósitos automáticos podem beneficiar 9 milhões de pessoas, com direito a receber mais de R$ 8 bilhões, segundo o Ministério do Planejamento. As transferências foram asseguradas por a um acordo firmado entre o governo e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O valor médio de saque é de R$ 1.370.
Antes, os depósitos só estavam sendo feitos para clientes da Caixa e do Banco do Brasil. Os correntistas não precisam fazer nada, pois os bancos conveniados já fizeram a conferência para saber se os beneficiários tinham conta em suas agências.
PIS
A Caixa fará o pagamento aos correntistas dos bancos privados entre 13 e 19 de setembro. As datas variam de acordo com a instituição financeira.
Confira o calendário:
Santander, Bancoob, Sicredi e Banestes: 13 de setembro
Bradesco: 14 e 17 de setembro
Itaú, BRB e Mercantil: 19 de setembro
Pasep
Quem trabalhou no setor público receberá a cota do Pasep. O BB começou a pagar os correntistas dos bancos privados na terça, e os depósitos irão até 14 de setembro. As datas variam de acordo com o banco:
Bradesco: 11 de setembro
Santander: 12 de setembro
Itaú e Bancoob: 13 de setembro
Sicredi, Mercantil, Banestes e BRB: 14 de setembro
Para herdeiros de cotistas que morreram, o saque pode ser feito independentemente do calendário. Para isso, é preciso ir qualquer agência da Caixa (se o titular tiver trabalhado em empresa privada) ou do Banco do Brasil (se for servidor) e apresentar o documento oficial de identificação e o documento que comprove a condição de herdeiro, para realizar o saque.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!