Nas últimas semanas, a administradora e influenciadora digital conhecida como Nath Finanças, divulgou informações acerca de cobranças de bancos de tarifas indevidas. Desde então, o público tem se manifestado sobre o assunto nas redes sociais.
A Resolução n° 3.919 do Banco Central (BC) determina que as instituições bancárias devem oferecer de forma gratuita cartões de débito, assim como a realização de até quatro saques e duas transferências entre contas na mesma instituição por mês, assim como fornecer dois extratos e consultas pela internet e pelo telefone.
Leia também:
A thread divulgada pela influenciadora ensina a fazer a troca para conta corrente gratuita e como pedir reembolso de serviços não utilizados. Confira abaixo:
Como pedir troca para conta corrente gratuita:
- Banco do Brasil
Pelo aplicativo clique em: Menu, conta corrente, seu pacote, cancelar pacote atual, pacote gratuito
- Itaú:
Pelo aplicativo clique em: vai em ajuda, tarifas, como consulto meu pacote de serviços, consultar pacote pelo chat, escolha o pacote de serviços essenciais
- Outros bancos: é possível ligar ou solicitar pelo chat do aplicativo. Segundo a influenciadora, caso o banco se recuse a trocar, é necessário avisar que vai entrar em contato com a Banco Central e denunciar.
Como pedir reembolso:
1. Entrar em contato pelo chat ou ligando para o banco. Na ligação, avisa que não sabia da existência do pacote e que o banco nunca o ofereceu. Em seguida, solicita o reembolso de todos os meses ou pelo menos seis meses que estava pagando tarifa bancária.
2. Caso não seja resolvido, informe que vai entrar em contato com o Banco Central e contar que não foi oferecido o pacote mesmo que, como cliente, se encaixe no perfil.
3. Após aprovado, o reembolso vai ser depositado na conta.
Veja a thread completa de Nath Finanças:
COMO PEDIR REEMBOLSO DE TODAS A TARIFAS DA CONTA CORRENTE QUE VOCÊ JÁ PAGOU
— Nath Finanças 💰 (@nathfinancas) June 1, 2023
Segue o fio 🧵
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!