icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ECONOMIA

Receita notifica 383 mil contribuintes que caíram na malha fina

Para saber o que há de errado em sua declaração do IR, os contribuintes também podem entrar no site da Receita Federal

foto autor

Redação iBahia

02/10/2018 às 12:34 • Atualizada em 01/09/2022 às 2:11 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A Receita Federal informou, nesta terça-feira (20), que está notificando, por meio de cartas, cerca de 383 mil contribuintes que caíram na malha fina do Imposto de Renda Pessoa Física ( IRPF) 2018, ano-calendário 2017. As cartas somente são enviadas a quem pode se “autorregularizar”. Ou seja, contribuintes não intimados nem notificados pela fiscalização do Fisco.

Nos últimos anos, a omissão de rendimentos foi o principal motivo para cair na malha fina, seguido por inconsistências na declaração de despesas médicas. Para saber o que há de errado em sua declaração do IR, os contribuintes também podem entrar no site da Receita Federal, no serviço "Extrato da DIRPF", utilizando código de acesso ou certificado digital.

A declaração retida em alguma malha da Receita Federal apresenta sempre mensagem de “pendência”. Junto com a pendência, são fornecidas orientações de como proceder no caso de erro na declaração apresentada.

As comunicações por carta se referem a casos em que as informações constantes nos sistemas do Fisco apresentam indícios de divergências que podem ser sanadas com a retificação da declaração. Não é necessário, portanto, comparecer ao órgão.

“A Receita Federal adverte que, caso o contribuinte não aproveite a oportunidade de se autorregularizar, poderá ser intimado formalmente para comprovação das divergências”, informou.

Segundo a Receita Federal, após receber intimação, não será mais possível fazer qualquer correção na declaração e qualquer exigência de imposto pelo Fisco será acrescida de multa de ofício de, no mínimo, 75% do imposto que não foi pago pelo contribuinte, ou que foi pago em valor menor do que o devido.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Economia