Necessidade de novas obras, contratação de funcionários e valores de taxas são alguns dos itens discutidos pelos proprietários de imóveis nas reuniões de condomínio. Muitas vezes, as decisões são tomadas por votação simples, e a participação de cada morador pode fazer a diferença na hora de economizar.
"É nesse momento que são discutidos os assuntos mais pertinentes, como evitar barulho de obras em determinados horários, e outros que vão aumentar a taxa do condomínio e pesar no bolso de todos os moradores", aponta Antônio Lopes Raposo Netto, síndico de um empreendimento do “Minha Casa, Minha Vida” em São Gonçalo.
Segundo o advogado especialista em Direito Imobiliário Luis Guilherme Russo, as assembleias de moradores decidem o cronograma que o condomínio seguirá durante o ano: "São nesses encontros que as principais medidas são aprovadas e, muitas vezes, são essenciais para melhorar a economia e a qualidade de vida dos condôminos".
Ainda de acordo com Russo, para eleição de síndico e aprovação de contas, de aumento de taxa condominial e de obras úteis, como individualização dos hidrômetros, é necessário o voto da maioria dos presentes na reunião. Já para obras urgentes, como impermeabilização de um local com vazamento, se não envolver despesas consideradas de alto custo não há necessidade de aprovação.
Leia também:
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!