Consumidores de Salvador anteciparam a saída de casa para aproveitar as prometidas promoções da Black Friday 2023. Um exemplo foi a fila começou a se formar já às 5h da manhã em frente ao Shopping da Bahia.
Formada majoritariamente por mulheres, a busca geral no início do dia era por produtos de uso diário, higiene pessoas e do lar. Algumas na fila também apontaram o desejo de comprar eletrodomésticos e eletroeletrônicos.
Leia também:
O Shopping abriu as portas às 6h e algumas lojas, principalmente as que comercializam utilidades para o lar, aderiram ao horário especial.
A primeira da fila foi Letícia Albuquerque, de 23 anos. A estudante de psicologia estava determinada a sair do centro de vendas com sua TV, mas também aproveitaria para comprar produtos menores. Ao iBahia ela contou que saiu do bairro de Pernambués às 4h da manhã.
Outra que também antecipou a saída de casa foi a dona de casa Ana Cristina, 53. Acordou às 3h30 da madrugada e saiu do bairro Dom Avelar, na região de Pirajá.
O desejo de Ana Cristina era fazer estoque de produtos cotidianos como shampoo, desodorante, creme dental, sabonete e afins.
Trinta minutos após a abertura das portas, ela já estava com dois carrinhos cheio em uma das principais lojas do gênero, mas reclamou dos preços. " Não estão tão bons como em outros anos", disse.
O desapontamento de Ana em relação aos preços também ficou evidente em outras compradoras.
"Isso aqui tá tudo igual ao que eu já vejo em mercados atacado que eu compro todo mês. Ano passado eu vim aqui e fiz um estoque de sabão de lavar roupa para o ano inteiro. Esse ano não vai ter", desabafou a dona de casa Joana Ribeiro, 56.
A gerente de marketing do Shopping da Bahia, destacou as mudanças nas edições da Black Friday no Brasil ao longo dos anos, assim como o comportamento do cliente.
"Eu acho que a data vai se aprimorando e adaptando ao costume brasileiro ao longo dos anos. Antigamente ela era muito focada na sexta-feira, hoje em dia a gente já tem um movimento de ser uma semana inteira. [...] O comportamento do cliente vai mudando e a gente vai se adaptando também ao cliente.", destacou.
Equipe da Codecon fiscaliza promoções da Black Friday
Uma equipe de fiscalização da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) está no centro de vendas. A ação do órgão tem como objetivo garantir ao consumidor o cumprimento das promessas de promoção e outras garantias.
"Principal trabalho hoje é o retorno das nossas equipes nas lojas que visitamos durante um mês, fazendo a capitação dos preços, levantamento desses preços, os principais produtos das lojas pra ver se hoje o desconto está sendo aplicado em cima do valor que já está sendo praticado pela loja, para gente coibir e evitar a prática abusiva para o consumidor, que é de aumentar o produto para poder aplicar o desconto na Black Friday", explicou Zilton Netto, diretor do órgão.
Ainda segundo Netto, desde o dia 21 de outubro a Codecon vem fiscalizando os preços. O objetivo é comparar os valores e constatar se o desconto foi ou não aplicado da forma correta. O diretor destacou também que eletro eletrônicos e eletrodomésticos procuram ser os produtos mais procurados pelos consumidores e são o foco das equipes do órgão.
Mari Leal e Nathália Amorim
Mari Leal e Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!