O remake de Pantanal, sucesso de Benedito Ruy Barbosa dos anos 90, não traz de volta ao público apenas o romance entre Juma Marruá e Jove.
A trama alimenta os telespectadores com canções da época, receitas, vestimentas, costumes e expressões. Estas que acabaram se tornando meme nas redes sociais, o que na linguagem atual é a tradução do sucesso.
Leia também:
Do dia em que a trama estreou até hoje, as palavras relacionadas a novela aparecem com 100% de interesse de busca no Google. Além do significado das palavras, os telespectadores buscam também os nomes dos atores, resumos da trama e quem viveu a personagem na versão original.
E para quem acompanha a novela em 2022 e está perdido com as expressões ditas pelos personagens, o iBahia traz um verdadeiro dicionário pantaneiro para você ficar por dentro da trama e se for incluir ela em seu vocabulário, saber o que está falando.
- Marruá: a gíria caracteriza um animal violento, muito bravo, e é conhecida entre os trabalhadores do Pantanal. Outros significados para a expressão é uma pessoa inexperiente, caloura. É também o sobrenome de Juma Marruá (Alanis Guillen), a mulher que vira onça.
- Flozô: expressão pejorativa utilizada na trama para se referir a Jove (Jesuíta Barbosa), os peões usam a palavra para se referir a gay, ou a quem tem trejeitos mais femininos.
- Bruaca: apelido não tão carinhoso assim dado por Tenório (Murilo Benício) a sua esposa, Maria (Isabel Teixeira), a expressão é utilizada para ofender uma mulher como sinônimo de feia. Ela também quer dizer bolsa ou saco de couro cru.
- Tapera: nome dado a casa velha e abandonada. O espaço onde Jove foi encontrado por Tibério (Guito) após desaparecer na mata, mais precisamente a casa que Juma Marruá cresceu
O estudo da "língua do Pantanal" não é uma novidade por conta do remake da trama. O dialeto da região já chamava atenção há anos e em 2015, um estudante do Mato Grosso do Sul criou um Dicionário Pantanerês com 120 palavras e expressões comuns por lá.
Então, caso ouça algumas das expressões na versão da novela de Bruno Luperi, já fique ciente do que os personagens estão querendo dizer:
- Jacú: tímido
- Mocho: boi ou vaca sem chifre
- Nó de boneca: uma espécie de nó feito na ponta do laço de couro para não enrolar
- Sem graceira: chateação, falta de sossego, inquietação
- Ururento: pessoa que só pensa em dinheiro
- Varar: cortar caminho
Leia mais sobre Novelas no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias
Bianca Andrade
Bianca Andrade
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!