icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
NOTÍCIAS

Clubhouse pode compromete privacidade dos usuários; entenda

Acesso à localização dos usuários e compartilhamento de informações pessoais colocam em xeque a segurança da rede social

foto autor

Redação iBahia

09/03/2021 às 19:31 • Atualizada em 27/08/2022 às 0:12 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A rede social Clubhouse despertou a curiosidade dos internautas e muita gente tem baixado o aplicativo para experimentar. Porém, é preciso ficar atento a algumas questões de segurança e privacidade de dados antes de utilizá-lo no seu aparelho. Com base na apuração do portal Olhar Digital e da revista Cláudia, reunimos algumas informações que merecem sua atenção.

O Clubhouse é uma plataforma de áudio ao vivo, disponível apenas para Iphone (IOS). Para participar da rede social, é necessário receber o convite de algum membro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Os problemas que envolvem o aplicativo estão ligados à segurança e privacidade no meio digital. O primeiro deles começa antes mesmo do ingresso na plataforma: você não pode excluir informações que outras pessoas compartilham sobre você.

Códigos em um computador | Representação: Pixabay

Portanto, seu contato pode fazer parte do banco de dados da rede social mesmo que você nunca participe dela. Isso acontece porque quem entra precisa compartilhar todos os contatos para enviar convites.

Para quem faz parte do clube, a rede social possui acesso à localização e pode compartilhar informações pessoais sem precisar notificar. De acordo com a revista, essas situações acontecem porque o Clubhouse pretende ganhar dinheiro com publicidade e patrocinadores.

Além disso, Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil, atenta os usuários para outras duas questões. “Observo, em princípio, duas possibilidades de ciberataques relacionados ao app: a venda de convites e os aplicativos falsos. O segundo cenário é mais sério”, afirma o analista em entrevista para o portal Olhar Digital.

Segundo ele, os hackers podem criar versões falsas do Clubhouse, que podem esconder softwares maliciosos e infectar o telefone dos usuários.

De acordo com a revista Olhar Digital, quem instalar uma versão falsa do Clubhouse, pode dar ao cibercriminoso acesso às configurações do próprio dispositivo. Isso pode permitir acesso à localização aproximada ou exata do aparelho móvel, invasão de aplicativos de mensagens, entre outros.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Notícias