iBahia Portal de notícias
icone de busca
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Prevenção

Carnaval: mais de 225 mil preservativos são distribuídos em Salvador

Ação faz parte do projeto 'Camisinha Tá Na Mão', com objetivo de promover a prevenção

foto autor

Naiana Ribeiro

02/03/2025 às 15:06 - há 1 mês
Google News iBahia no Google News

Com o objetivo de promover a prevenção, o Governo da Bahia já distribuiu mais de 225 mil preservativos aos foliões da capital e do interior durante os primeiros dias do Carnaval 2025. A ação faz parte do projeto “Camisinha Tá Na Mão”, desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur).


				
					Carnaval: mais de 225 mil preservativos são distribuídos em Salvador
Carnaval: mais de 225 mil preservativos são distribuídos em Salvador. Foto: Andrezza Miranda / GovBA

Por meio da Sesab, o Governo da Bahia também tem intensificado a testagem rápida para doenças sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis e hepatites (B e C), além de promover ações de conscientização sobre o tema.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Nos postos montados na Avenida Milton Santos, em Ondina, e na Avenida Centenário, na Barra, em Salvador, foram realizados 2.394 testes nesta sexta-feira (28). No segundo dia da festa, quatro pessoas testaram positivo para HIV e foram encaminhadas para a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), enquanto 55 testaram positivo para sífilis e iniciaram o tratamento imediato com a aplicação de penicilina benzatina (Benzetacil). Além disso, um caso de hepatite B e dois de hepatite C foram registrados.

No posto da Sesab em Rio de Contas, foram realizados 113 atendimentos e 449 exames, resultando em um teste positivo para HIV e sete para sífilis. Em Porto Seguro, ocorreram dez atendimentos e 42 testes, com a identificação de um caso de hepatite C e cinco de sífilis, dois dos quais já iniciaram o tratamento no circuito.


				
					Carnaval: mais de 225 mil preservativos são distribuídos em Salvador
Carnaval: mais de 225 mil preservativos são distribuídos em Salvador. Foto: Andrezza Miranda / GovBA

Ocorrências

No segundo dia oficial do Carnaval, até às 7h deste sábado (1º), foram registradas 21 ocorrências nos circuitos da festa que precisaram ser encaminhadas para unidades hospitalares, sendo a maioria por agressão física. Deste total, 19 foram direcionadas para o Hospital Geral do Estado (HGE), uma para o Hospital Menandro de Faria e outra para o Iperba.

Além de manter seu setor de urgência e emergência em pleno funcionamento, o HGE conta com o Centro de Atendimento de Múltiplas Vítimas, que pode ser ativado em situações de desastres ou emergências com várias vítimas. O centro transforma o estacionamento coberto da unidade em uma grande emergência hospitalar, com capacidade para receber e tratar simultaneamente mais de 25 vítimas. O espaço é equipado com toda a infraestrutura necessária, incluindo oxigênio, rede elétrica e outros recursos essenciais para o primeiro atendimento.

Violência contra a mulher

O Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual (Serviço AME), localizado no Hospital da Mulher, no Largo de Roma, em Salvador, oferece acolhimento a mulheres cis e trans, a partir de 12 anos, que tenham sido vítimas de abusos e violência sexual. Com uma equipe multiprofissional composta por ginecologistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogas e farmacêuticas, o serviço está disponível 24 horas por dia durante todo o Carnaval. Neste ano, não foram registradas ocorrências originadas nos circuitos do Carnaval.

Hemoba no Carnaval

Durante todo o período do Carnaval 2025, de 28 de fevereiro a 4 de março, a Hemoba estará aberta na capital e no interior para receber doadores de sangue e atender a demanda de hemocomponentes das unidades hospitalares.

No segundo dia da folia, 114 candidatos se habilitaram para a doação, tendo sido coletadas 91 bolsas de sangue e realizados três cadastros de medula óssea.

Em Salvador, funcionarão apenas o Hemocentro Coordenador (Sede da Hemoba), na Avenida Vasco da Gama, o Posto Itinerante no Shopping Bela Vista e a unidade móvel de coleta (Hemóvel), no Salvador Shopping. As demais unidades ficarão fechadas, incluindo o Centro Estadual de Referência das Pessoas com Doença Falciforme (CERPDF/Hemoba), que reabrirá na Quarta-feira de Cinzas, a partir das 13h.

Corregedoria

Na sexta-feira (28), a Corregedoria da Saúde inspecionou 2770 servidores em 12 unidades de saúde do Estado da Bahia.

foto autor
AUTOR

Naiana Ribeiro

AUTOR

Naiana Ribeiro

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Notícias