Com o objetivo de promover a prevenção, o Governo da Bahia já distribuiu mais de 225 mil preservativos aos foliões da capital e do interior durante os primeiros dias do Carnaval 2025. A ação faz parte do projeto “Camisinha Tá Na Mão”, desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur).

Por meio da Sesab, o Governo da Bahia também tem intensificado a testagem rápida para doenças sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis e hepatites (B e C), além de promover ações de conscientização sobre o tema.
Leia também:
Nos postos montados na Avenida Milton Santos, em Ondina, e na Avenida Centenário, na Barra, em Salvador, foram realizados 2.394 testes nesta sexta-feira (28). No segundo dia da festa, quatro pessoas testaram positivo para HIV e foram encaminhadas para a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), enquanto 55 testaram positivo para sífilis e iniciaram o tratamento imediato com a aplicação de penicilina benzatina (Benzetacil). Além disso, um caso de hepatite B e dois de hepatite C foram registrados.
No posto da Sesab em Rio de Contas, foram realizados 113 atendimentos e 449 exames, resultando em um teste positivo para HIV e sete para sífilis. Em Porto Seguro, ocorreram dez atendimentos e 42 testes, com a identificação de um caso de hepatite C e cinco de sífilis, dois dos quais já iniciaram o tratamento no circuito.

Ocorrências
No segundo dia oficial do Carnaval, até às 7h deste sábado (1º), foram registradas 21 ocorrências nos circuitos da festa que precisaram ser encaminhadas para unidades hospitalares, sendo a maioria por agressão física. Deste total, 19 foram direcionadas para o Hospital Geral do Estado (HGE), uma para o Hospital Menandro de Faria e outra para o Iperba.
Além de manter seu setor de urgência e emergência em pleno funcionamento, o HGE conta com o Centro de Atendimento de Múltiplas Vítimas, que pode ser ativado em situações de desastres ou emergências com várias vítimas. O centro transforma o estacionamento coberto da unidade em uma grande emergência hospitalar, com capacidade para receber e tratar simultaneamente mais de 25 vítimas. O espaço é equipado com toda a infraestrutura necessária, incluindo oxigênio, rede elétrica e outros recursos essenciais para o primeiro atendimento.
Violência contra a mulher
O Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual (Serviço AME), localizado no Hospital da Mulher, no Largo de Roma, em Salvador, oferece acolhimento a mulheres cis e trans, a partir de 12 anos, que tenham sido vítimas de abusos e violência sexual. Com uma equipe multiprofissional composta por ginecologistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogas e farmacêuticas, o serviço está disponível 24 horas por dia durante todo o Carnaval. Neste ano, não foram registradas ocorrências originadas nos circuitos do Carnaval.
Hemoba no Carnaval
Durante todo o período do Carnaval 2025, de 28 de fevereiro a 4 de março, a Hemoba estará aberta na capital e no interior para receber doadores de sangue e atender a demanda de hemocomponentes das unidades hospitalares.
No segundo dia da folia, 114 candidatos se habilitaram para a doação, tendo sido coletadas 91 bolsas de sangue e realizados três cadastros de medula óssea.
Em Salvador, funcionarão apenas o Hemocentro Coordenador (Sede da Hemoba), na Avenida Vasco da Gama, o Posto Itinerante no Shopping Bela Vista e a unidade móvel de coleta (Hemóvel), no Salvador Shopping. As demais unidades ficarão fechadas, incluindo o Centro Estadual de Referência das Pessoas com Doença Falciforme (CERPDF/Hemoba), que reabrirá na Quarta-feira de Cinzas, a partir das 13h.
Corregedoria
Na sexta-feira (28), a Corregedoria da Saúde inspecionou 2770 servidores em 12 unidades de saúde do Estado da Bahia.

Naiana Ribeiro
Naiana Ribeiro
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
