Carlinhos Brown abriu sua apresentação no palco Ponte do FV23 com uma mensagem de preservação ambiental e uma citação à ópera O Guarani, de Carlos Gomes, em meio a experimentações percussivas que sugeriam a "urgência" do tema. No entanto, em contraste com a abertura, as primeiras canções do show tiveram um clima calmo e tranquilo, com os sucessos "Você, o Amor e Eu", "Tantinho" e "Muito Obrigado, Axé". Era apenas o começo, porém: os primeiros versos de "Ashansu" ("Obaluaê / Babalorixá, ê") já fizeram o público tirar o pé do chão.
Brown aproveitou para celebrar os 30 anos da Timbalada cantando sua composição "Toneladas de Desejo", lançada no segundo álbum do grupo, "Cada Cabeça É Um Mundo" (1994). Foi o suficiente para colocar o FV23 em clima carnavalesco, emendando com "Maria Caipirinha" e fazendo a plateia pular de um lado para o outro como se estivesse correndo atrás do trio.
Leia também:
Na sequência, foi a vez de duas canções de sua autoria que ficaram famosas em outras vozes: "Dandalunda", gravada por Margareth Menezes, e "Maimbê Dandá", imortalizada por Daniela Mercury. Para esquentar ainda mais - com direito a abertura de roda -, não tinha como deixar de fora "Água Mineral". Brown ainda apresentou no palco do FV23 sua aposta para o Carnaval, "Marinheiro do Amor". "Em todo Festival de Verão não pode deixar de ter uma música nova. Vocês são os primeiros a ouvirem", disse o artista.
Em uma homenagem a Erasmo Carlos, falecido no último mês de novembro, Brown chamou ao palco a primeira convidada da noite, a pernambucana Duda Beat. Juntos, eles interpretaram "Mais Um Na Multidão", composta pelo cacique ao lado do Tremendão e de Marisa Monte. Antes de deixar o palco, a artista ainda cantou a versão remix de "Bixinho", um dos hits do seu primeiro álbum, "Sinto Muito" (2018).
O público nem teve tempo de respirar e Brown já chamou os outros convidados da noite. A banda ÀTTOOXXÁ subiu ao palco quebrando tudo com releituras de clássicos carnavalescos de autoria do cacique, como "Vumbora Amar" e "Rumba de Santa Clara", na levada do pagodão. Depois foi a vez de "Elas Gostam (Popa da Bunda)", hit lançado em 2017.
Duda Beat voltou ao palco e se juntou ao grupo para encerrar o show cantando "A Namorada", um dos primeiros sucessos de Brown como artista solo. A interpretação ainda contou com um discurso do cantor e compositor contra a homofobia. "O mundo tá mudado, e hoje casamento homoafetivo geral é uma realidade. Ninguém pode mais se esconder, ou ocultar ou desrespeitar o outro. Você não precisa ser gay para ir contra esse desrespeito com o ser humano", disse. Brown se despediu do público puxando outro clássico da Timbalada, "Minha História", e deixando no ar a expectativa pelas folias de fevereiro.
Leia mais sobre Notícias no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Juliana Rodrigues
Juliana Rodrigues
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!