"O que seria de mim, meu Deus, sem a fé em Antônio?". Para alguns, o número 13 costuma ser de azar. Mas para outros, em especial no mês de junho, o número 13 e o dia 13 é dia de festa para o santo milagreiro de Pádua, Santo Antônio.
Neste dia 13 de junho, o iBahia traz um pouco da história de um dos santos mais populares da Igreja Católica.
Leia também:
"Viva Santo Antônio, nosso advogado. No céu e na terra vós sois festejado"
Viva Santo Antônio
Em suas orações, é dito que o Santo Antônio ou Fernando Antônio de Bulhões, nasceu em Lisboa, Portugal. O padre, que iniciou a vida no Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, se tornou Franciscano anos depois e ganhou de São Francisco o título de leitor da Teologia da Ordem.
"Bendito e louvado seja, Santo Antônio, sol brilhante. Que em Lisboa, França e Itália, deu a luz mais cintilante".
Bendito louvor de Santo Antônio
Considerado o Santo Casamenteiro, Antônio tem outras alcunhas em sua história. O Santo é referido também como protetor das coisas perdidas, protetor dos casamentos e protetor dos pobres, este dando início a tradição da distribuição de pão em seu dia, para que não falte alimento na mesa.
Em suas pregações, era dito que muitos cegos, surdos, coxos e muitos doentes ficavam curados.
Santo Antônio foi beatificado e canonizado apenas onze meses após a sua morte devido aos milagres atribuídos a ele. De acordo com a igreja, quando seu corpo foi exumado, sua língua estava intacta, o que também foi considerado um milagre e uma prova de que sua pregação era inspirada por Deus.
A canonização de Santo Antônio foi realizada pelo Papa Gregório IX, na catedral de Espoleto, em 30 de maio de 1232, considerado o processo mais rápido da história da Igreja.
"Pela sua intercessão foge a peste, o erro, a morte. O fraco torna-se forte e torna-se o enfermo são"
Responsório de Santo Antônio
Uma das histórias referentes aos milagres de Santo Antônio é de 1671. Quando uma senhora da região de Bolonha, na Itália, buscou ajuda divina por intercessão do Taaumaturgo de Pádua para que fosse abençoada com um filho.
A história conta que em uma noite, o Santo apareceu-lhe em um sonho e dosse "Vai durante nove terças-feiras consecutivas visitar a capela dos Frades Menores e receber a Sagrada Comunhão, e tua súplica será atendida". A recomendação foi seguida, porém, de acordo com a história passada por gerações, o bebê recém-nascido era aleijado e disforme.
A fé em Antônio foi reforçada quando a mãe levou o bebê em seu altar e ao tocar na ara sagrada se transformou em uma criança saudável. O milagre foi o motivo para o início das nove terças-feiras de oração para o Santo. A novena virou trezena após a morte de Antônio.
E há 70 anos, a aposentada Vera Alice, de 79 anos, reza a trezena para o Santo. Ao iBahia, Vera conta que sua devoção pelo santo surgiu ainda na infância e sozinha. Em entrevista ao site, a devota relembrou os primeiros anos de trezena, em seu quarto, com uma imagem doada pelo tio.
"A criação da minha época foi muito presa. Então saia bem pouco, só ia para a casa de uma vizinha. Eu então comecei a rezar. Tinha uma cômoda no meu quarto, peguei um Santo Antônio de papel e comecei a trezena sozinha e uma senhora que estava aqui em casa me ajudava. Na última noite, tio saiu e não disse para onde ia. Quando ele voltou, trouxe uma imagem de Santo Antônio de camurça para mim".
A devoção da infância acompanha Vera Alice até os dias atuais. Sua casa, no Rio Vermelho, passou a ser tratada como uma "sede" para as senhoras do grupo de oração, quase 20, que se reúnem religiosamente a cada início de junho para a trezena ao português Antônio, santo advogado.
"Meu insigne português oferecer-vos hoje quero. Com todo meu coração, este meu culto sincero".
Oferecimento ao Santo Antônio
"A imagem que tenho hoje tem quase 60 anos comigo. Desde o início a gente faz altar decorado para Santo Antônio, com folhas, flores, degraus. Eu comecei sozinha e com o tempo as pessoas começaram a chegar para rezar. Elas iam descobrindo que eu estava na trezena pediam para participar. Quando alguém morre eu faço as orações só em palavras, mas costumo cantar os 13 dias".
Entre as bênçãos a serem pedidas para o Santo estão a benção da saúde, para que não falte o pão, para achar objetos perdidos, pelos benfeitores, para alcançar uma graça, por uma pessoa enferma, para pedir um emprego, pela família e por uma de suas maiores famas, a por um namorado.
"Glorioso Santo Antônio, sobre os vossos devotos lançai. Vossa bênção carinhosa, Dos céus as graças nos dais"
Benção de Santo Antônio
Em Salvador, nesta segunda-feira (13), a igreja do Santo Antônio Além do Carmo realiza às 9h, às 11h e às 16h, uma missa em homenagem ao Santo. Por volta das 17h30 haverá uma procissão pelas principais ruas dos bairros Santo Antônio Além do Carmo e Barbalho, saindo e retornando para a Matriz.
A cidade conta ainda com as missas da igreja de Santo Antônio da Barra. Em 2022, serão 11 missas em homenagem ao Santo, com início às 6h30. A igreja celebra ainda às 8h, 9h, 10h, 12h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18, e a última às 19h15.
"Oh meu amabilíssimo Santo Antônio, eu vos ofereço estas saudações em honra e veneração, e peço-vos humildemente alcançar do Senhor a vossa Santíssima Mãe, uma resolução firmíssima de seguir vossos exemplos e imitar vossas ações para ir dirigindo-nos, vossos caminhos seguimos, neste vale de lágrimas e eterna salvação. Amém".
Oração para Santo Antônio
Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal noGoogle Notícias
Bianca Andrade
Bianca Andrade
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!