Sob o comando do músico e maestro baiano Luciano Calazans, a Sinfônica Garcia D’Ávila se apresenta nesta quarta-feira, 6, às 16h30, no Pátio de Honra do Castelo Garcia D’Ávila, em Praia do Forte (Mata de São João).
Importante símbolo do início da colonização e povoamento do Brasil, o castelo é um monumento histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Leia também:
Na apresentação desta quarta-feira, a Sinfônica vai contar com a participação especial do grupo musical Ethno Bahia – comunidade global formada por jovens artistas multicontinentais. Serão ao todo 23 músicos de várias regiões do Brasil – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e Brasília – com até 30 anos de idade, e ainda alguns vindos do Chile, Nigéria, Argentina e Itália.
Cerca de 40 estudantes de escolas públicas de Mata de São João - entre 10 e 17 anos de idade - executarão clássicos do cancioneiro popular brasileiro. E no decorrer da apresentação, eles tocarão Leãozinho, de Caetano Veloso, com o Ethno, que será responsável pelo encerramento da noite.
Aprendizado musical
A Sinfônica Garcia D’ávila é um projeto realizado pela Fundação Garcia D’Ávila. Em dois dias da semana, às quartas e sextas, no contraturno da escola, crianças e adolescentes de Praia do Forte, e seu entorno, recebem aulas de violino, violão, metalofone, teclado e outros instrumentos musicais.
As aulas são gratuitas e ministradas pelos professores Luciano Afro, Nicodemos Figueiredo, Jocimar Moura e o maestro Luciano Calazans. A coordenação geral é de Thaise Costa Pinto.
Serviço:
O quê: Apresentação da Sinfônica Garcia D’Ávila com o Ethno Bahia
Onde: Castelo Garcia D´Ávila – Praia do Forte (Mata de São João)
Quando: 06 de setembro de 2023
Horário: a partir das 16h30
Valor: R$ 36, inteira e R$ 18, meia. Gratuidade para PCDs (pessoas com deficiência) naturais de Mata de São João e crianças abaixo de 6 anos