Salvador é um verdadeiro berço de talentos e de movimentos musicais que marcam gerações. De Dorival Caymmi, Caetano Veloso e Gilberto Gil a Gal Costa, Carlinhos Brown e Margareth Menezes, a capital baiana é a raiz de figuras que ajudaram a moldar a identidade sonora do Brasil. Neste sábado (29) a cidade completa 476 anos e para celebrar o Mundo GFM reuniu canções que homenageiam Salvador, destacando sua história, sua fé, sua diversidade e seu inconfundível ritmo.

Reconhecida pela UNESCO como Cidade da Música, Salvador pulsa em ritmos diversos. Originando a Axé Music que transformou o Carnaval dos trios elétricos em uma festa única. Valorizando o reggae, movimento que trouxe a Salvador o título de "Jamaica Brasileira". Além do rock que se destacou nos anos 80 e 90, com artistas como Raul Seixas e a banda Camisa de Vênus.
Leia também:

A musicalidade da cidade se manifesta o ano inteiro e este ano reforçou o poder cultural com mais uma conquista. Em fevereiro de 2025, o Carnaval de Salvador entrou para o Guinness World Records como o maior carnaval de trio elétrico do mundo, em meio a celebração de 75 anos do trio elétrico, invenção genuinamente soteropolitana, e os 40 anos da Axé Music.
Mais do que um destino turístico, Salvador é um símbolo de resistência, criatividade e inovação musical. No aniversário da cidade, celebrar a música é reconhecer sua identidade e seu papel fundamental na cultura brasileira.
Confira as músicas que destacam a beleza de Salvador
Tarde em Itapuã - Toquinho, Vinícius de Morais, Tom Jobim e Miúcha
Bahia, Minha Preta - Caetano Veloso
Salvador é um Porto Seguro - Moraes Moreira
Você já foi à Bahia - Dorival Caymmi
São Salvador - Dorival Caymmi
Tropicália - Caetano Veloso
Farol da Barra - Novos Baianos
Ilha de Maré - Mariene de Castro
Solvador Bahia de Caymmi - Tom Zé