A cidade de Salvador se transformou no epicentro de uma experiência cultural única com a ocupação artística "Salvador em Ópera".
Seis espaços culturais geridos pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), através da realização do encontro internacional “Ópera em Pauta”, recebem apresentações da “Ópera dos Terreiros”, De Aldo Brizzi e Jorge Portugal, além do Fórum de Mulheres Gestoras em Cultura, de cinco oficinas ministradas por grandes nomes da ópera internacional e da presença de autoridades do setor cultural do Brasil e da América Latina.
Leia também:
Coordenada pelo NOP – Núcleo de Ópera da Bahia, em conjunto com a Fundação Gregório de Mattos, a ocupação artística "Salvador em Ópera" começa no dia 19 de outubro, quinta-feira, no Espaço Cultural da Barroquinha, que será palco do Ensaio Geral aberto da “Ópera dos Terreiros”. A apresentação também vai acontecer nos dias 20, 21, 23, 24 e 25 de outubro e será filmada por três cineastas franceses para ser exibida em 2024 na TV francesa.
No Teatro Gregório de Mattos dois encontros serão realizados: no dia 24 de outubro, durante a tarde, acontece o Fórum de Mulheres Gestoras em Cultura; e no dia seguinte será a vez do Encontro "Ópera em Pauta", um fórum de Ópera, Música de Concerto e Dança que em sua quarta edição acontece pela primeira vez na Bahia.
As Salas Boca de Brasa, Nelson Maleiro, o Café Nilda Spencer e a Casa do Benin abrigarão nos dias 23 e 24 de outubro oficinas práticas essenciais sobre Direção de Cena na Ópera, Produção, Composição, Gestão e Criação de Grupos Orquestrais e Interpretação e Estilo Operístico.
Para mais informações sobre a programação completa e inscrições para as oficinas visite o site oficial da NOP . Os ingressos custam a partir de R$15 e estão à venda no Sympla.