O poeta, compositor e produtor cultural Hermínio Bello de Carvalho completa 90 anos de vida nesta sexta-feira, dia 28 de março. Com uma carreira extensa, ele foi responsável por escrever pelo menos 116 músicas que foram interpretadas por muitos artistas da MPB.

Algumas das músicas mais conhecidas do artista são "A Flor da Pele", interpretada por Ney Matogrosso e Raphael Rabello, e "5 na Bossa", interpretada por Nara Leão, Edu Lobo e Tamba Trio.
Leia também:
Hermínio Bello teve também uma parceria longa com o artista Cartola, Martinho da Vila e Clementina de Jesus, quando atuou como produtor musical. Além disso, o compositor interpretou diversas canções autorais, como "Timoeiro", "A Estrada do Sertão", com Elba Ramalho, e "Alvorada" com Maria Bethânia.
Nascido em 1935 no Rio de Janeiro, Hermínio Bello de Carvalho ainda trabalha como artista, e aos 90 anos está produzindo um livro de crônicas em conjunto com o grupo SESC. Ele também programa o lançamento de um novo disco, com a participação de Fernanda Montenegro e Paulinho da Viola.
Confira o top 5 de canções mais famosas de Hermínio Bello de Carvalho
Além de compor canções do samba a MPB, o compositor, poeta e produtor musical adaptou obras de compositores de outras gerações para canções cantadas. Alguns exemplos são "Noites Cariocas", composição de Jacob do Bandolim, "Senhora Rainha", composição de Villa Lobos e mais.

Confira o top 5 canções de Hermínio Bello
"Alvorada", com Maria Bethânia
"Timoeiro"
"A Estrada do Sertão", com Elba Ramalho
"Pressentimento", com Alcione
"Cobras e Lagartos", interpretada por Maria Bethânia