Morreu aos 90 anos um dos pioneiros no blues do Reino Unido, John Mayall. O cantor marcou a música nos anos 60 e foi uma figura influente no rock, Mick Jagger fez até uma homenagem ao artista.
A família de John divulgou nas redes sociais que o músico morreu em casa na segunda-feira (22), na Califórnia, Estados Unidos, sem mencionar a causa.
Leia também:
Ao saber da notícia, o vocalista da banda Rolling Stones, Mick Jagger, publicou "É muito triste saber da morte de John Mayall. Ele foi um grande pioneiro do blues britânico e tinha um olhar maravilhoso para jovens músicos talentosos, incluindo Mick Taylor - que me recomendou após a morte de Brian Jones - inaugurando uma nova era para os Stones".
John Mayall: pioneiro do blues britânico
Cantor e compositor, John Mayall nasceu em 1933 em Macclesfield. O artista sempre esteve ligado a arte, se formou em Belas Artes e trabalhava como designer gráfico na juventude, mas logo abandonou tudo para focar no blues.
Ele se juntou com amigos para formara a banda The Bluesbreakers, desenvolvendo o blues progressivo. Juntos foram para os Estados Unidos e, nos anos 60, se tornaram referência do gênero no Reino Unido.
Na nota de falecimento de John, a família lembrou de uma entrevista de 2014 ao jornal The Guardian, em que o cantor dizia: "acho que ninguém realmente sabe exatamente o que é. Eu simplesmente não consigo parar de tocar”, desejando que o artista siga tocando blues onde estiver.