Essa semana foi mesmo de muita emoção para Milton Nascimento. Após retornar aos palcos depois de um hiato de dois anos, o músico foi indicado ao Grammy Award na categoria Melhor Álbum de Jazz Vocal pelo trabalho em "Milton + Esperanza", feito em parceria com a cantora, compositora e contrabaixista norte-americana de jazz Esperanza Spalding.
"Essa semana não tá fácil pro coração. Depois da emoção de subir ao palco novamente, recebo a notícia de que o álbum "Milton + esperanza" (2024), foi indicado ao Grammy Award", disse Bituca em seu perfil do Instagram.
Leia também:
Milton Nascimento se despediu dos palcos no dia 13 de novembro de 2022, em um show na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. Em Salvador, a última apresentação aconteceu no dia 9 de setembro, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves.
Veja detalhes do álbum que levou Milton Nascimento ao Grammy
O álbum "Milton + Esperanza" tem 16 faixas e foram gravadas no Brasil e Estados Unidos ao longo do ano de 2023. O repertório inclui cinco composições de Milton Nascimento.
Entre as canções do álbum estão Outubro (Milton Nascimento e Fernando Brant, 1967); Saudade dos aviões da Panair (Conversando no bar) (Milton Nascimento e Fernando Brant, 1974), regravada com a cantora britãnica Lianne La Havas, o violonista Lula Galvão e os cantores Tim Bernardes e Maria Gadú; Morro velho (Milton Nascimento, 1967), gravada com a Orquestra Ouro Preto; e Cais (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, 1972).
O cantor e compositor norte-americano Paul Simon também foi convidados a participar do álbum Milton + Esperanza, e gravou a música Um vento passou. O disco ainda traz releituras de músicas dos Beatles, Michael Jackson e de Wayne Shorter.