Cinéfilo ou não, todo mundo já ouviu falar em Mammia Mia! e da icônica trilha sonora que o acompanha. O longa-metragem completa 15 anos desde que estreou nos cinemas brasileiros para espalhar a palavra do ABBA, grupo sueco, pelo país.
Estrelado por Meryl Streep, a nossa querida Donna Sheridan, o filme foi inspirado no musical que leva o mesmo nome e começou a ser exibido em 1999 em Londres. A obra tem como base as músicas do ABBA, que marcam presença no longa com os vocais do próprio elenco.
Leia também:
Sim, "Dancing Queen", "The Winner Takes It All" e, claro, a faixa homônima ao título do trabalho, embalam o clima europeu e ainda podem ser escutadas nas plataformas de streaming. [Ouça trilha sonora completa ao final da matéria!]
Caso você ainda não tenha assistido Mamma Mia! até o momento, o Mundo GFM te apresenta 4 motivos para fazer uma verdadeira sessão pipoca e ver o clássico, que está disponível no Prime Video.
1. ABBA
O ABBA é um fenômeno mundial e, se você ainda não sabe muito sobre o grupo, este é o seu momento.
A história da banda começou em 1966, na Suécia, quando Björn Ulvaeus conheceu Benny Andersson. Björn tocava no Hootenanny Singers, banda folk da época, e Benny estava no The Hep Stars, um grupo pop dos anos 60. Semanas depois do momento canônico, eles escreveram a primeira música juntos e, ao final da década, a parceria entre os compositores estava mais que consolidada.
Inclusive, uma curiosidade legal, mas longe de ser uma coincidência na história do ABBA, é que a banda de Björn lançou discos pelo selo Polar Music, que era de Stig Anderson e, posteriormente, se tornou o agente do ABBA - além de ter contribuído em muitas composições do grupo nos primeiros anos.
Mudaram as estações e, de repente, tudo mudou. Na primavera de 1969, a dupla dinâmica conheceu a metade da laranja que faltava para o ABBA nascer: Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad, também conhecida como Frida. A música tomou conta do então quarteto, assim como o amor. Agnetha e Björn se casaram em julho de 1971, enquanto Benny e Frida - única do grupo que não é sueca, mas sim norueguesa - juntaram os trapos somente em outubro de 1978.
Antes de se tornaram o famosíssimo ABBA, eles chegaram a colaborar em várias canções. O primeiro lançamento foi em 1973, momento em que eram conhecidos como Björn & Benny, Agnetha & Anni-Frid. Ouça algumas das faixas que marcaram a fase inicial:
A segunda música, "Ring Ring", entrou na Melodifestivalen de 1973, um festival de música sueca, onde competiu para Eurovision Song Contest e ficou em terceiro lugar. Apesar do resultado, a faixa foi um divisor de águas para o grupo.
No ano seguinte, o quarteto participou mais uma vez do festival, só que dessa vez com "Waterloo", que os levou para a final em Brighton, na Inglaterra. A partir daí, o grupo já havia mudado o nome para ABBA, que nada mais é do que a junção das iniciais dos nomes dos artistas.
O grupo trilhou uma carreira de sucesso, mas se separou em 1982. Em 2021, 40 anos após o álbum "The Visitors", eles se reuniram para o álbum "Voyage".
Se você se sentiu quase imerso na história da banda sueca, mas não entendeu o porquê de tantas informações sobre ela quando falamos do longa metragem estrelado por Meryl Streep, das duas uma:
( ) Você nunca assistiu Mamma Mia!
( ) Você assistiu Mamma Mia!, mas não fazia ideia do quão atrelado o filme é do ABBA
Assinalou mentalmente uma das alternativas acima? Não se preocupe, aqui estão algumas outras infos que, certamente, sanarão suas dúvidas:
- Em 1999, o musical 'Mamma Mia!', baseado nas músicas do ABBA, foi lançado em Londres e, dois anos depois, chegou à Broadway;
- O musical passou por mais de 440 cidades no mundo inteiro;
- O longa é inspirado no musical, que marcou a estreia de Phyllida Lloyd como diretora de cinema - que, inclusive, dirigiu a versão montada na Broadway;
- No filme, os integrantes do ABBA Benny e Björn fizeram participações especiais: Benny aparece tocando piano em "Dancing Queen" e Björn aparece como um deus grego nos créditos finais.
*Vale destacar que o guitarrista do ABBA, Lasse Wellander, morreu no último dia 10 de abril aos 70 anos.
1. Meryl Streep, ou melhor, Donna Sheridan!
Ela atua, ela canta, ela dança, ela tem três estatuetas do Oscar e ela tem o povo. Meryl Streep é o momento há muito tempo e é impossível não se apaixonar - ainda mais - por ela em Mamma Mia!.
No longa, Meryl é a protagonista e interpreta Donna Sheridan, a proprietária de um hotel em Kalokairi, na Grécia, chamado 'Bella Donna'. Ela é a mãe de Sophie (Amanda Seyfried), uma jovem que está prestes a casar e convida três homens que, de acordo com o diário antigo de Donna, poderiam ser o pai dela para a pequena ilha grega.
A partir daí, não são poucos os desafios enfrentados pela personagem de Streep. Mas, evitando grandes spoilers, além dos que já foram dados nesta matéria, a entrega da atriz é perceptível além da atuação, com fortes vocais que apresentam boa parte das músicas do ABBA.
Inclusive, um dos grandes momentos do filme é o solo dela em "The Winner Takes It All", onde ela canta para Pierce Brosnan, que dá vida a Sam Carmichael:
Sim, Sam está na lista dos possíveis pais de Sophie.
3. Grécia
Se a Grécia já era um destino turístico dos sonhos de muitos, a probabilidade de Mamma Mia! ter estimulado a vontade é gigantesca. Com lindas paisagens lindas pelas ilhas do país europeu, é possível ver cenas em Skopelos.
O momento em que Sophie canta "Honey, Honey" junto às amigas mostra, logo no comecinho, as belezas da praia de Cape Amarandos e deixa em evidência o azul do mar Egeu.
Lindo, né?! O filme inteiro exibe cenas incríveis das ilhas gregas.
1. Amor, amor, amor [SPOILER ALERT]
Mesmo que Mamma Mia! seja, por muitas vezes, lembrado pelo gênero musical, ele ainda é uma comédia romântica. E como toda boa rom-com, o filme exala (e canta) amor em todas as relações - de família à amizade e do flerte ao casamento. Lá vai alguns exemplos:
- "Slipping Through My Fingers" - Amor de mãe e filha, com Donna e Sophie
- A icônica "Dancing Queen" - Amizade verdadeira entre Donna, Tanya e Rosie*
*Tanya é interpretada por Christine Baranski e Rosie por Julie Walters.
- "Does Your Mother Know" - Flerte entre Tanya e Pepper*
*Pepper é interpretado por Philip Michael.
- "I Do, I Do, I Do, I Do, I Do" - Pedido de casamento de Sam e Donna
Para terminar de te convencer, caso ainda não tenha conseguido, aqui está a trilha sonora completa de Mamma Mia! para ser usufruída sem moderação:
P.S.: Em 2018, foi lançado o segundo filme da franquia, o chamado "Mamma Mia: Lá Vamos Nós De Novo". Com o mesmo elenco do original e novas carinhas também, a obra traz muito da juventude de Donna e também está disponível no Prime Video.