O livro de Djamila Ribeiro, chamado “Pequeno Manual Antirracista”, ganha primeira adaptação para teatro com estreia em Salvador, no dia 15 de março. O espetáculo acontece até o dia 31 do mesmo mês, no Teatro do Instituto Goethe, localizado na Av. Sete de Setembro.
O monólogo, dirigido por Aldri Anunciação e apresentado por Luana Xavier, promete despertar reflexões e debates voltados para as questões raciais, contribuindo para a conscientização e a luta contra o racismo na sociedade.
Leia também:
Os ingressos para o teatro estão disponíveis na plataforma Sympla. O valor da entrada varia entre R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia entrada).
O livro de Djamila traz um panorama sobre a questão racial e a luta contra o racismo estrutural e individual no Brasil. Ela fala com todos os públicos - tanto preto quanto branco - para perceber e combater os tipos de racismo presentes no dia a dia.
Na divulgação da peça, Djamila falou que fica muito feliz quando seu livro ganha outras linguagens e, antecipou, que além da versão para teatro, o "Pequeno Manual Antiracista" pode ganhar se tornar uma série.
Sinopse do espetáculo "Pequeno Manual Antiracista"
A professora de ensino médio Bell vê sua aula subitamente interrompida quando uma misteriosa e violenta manifestação irrompe fora da escola. Protegida e confinada na sala de aula, a professora inicia um irônico e animado fórum sobre o racismo brasileiro com sua querida turma. Contudo, o mundo de Bell e dos seus alunos vira de cabeça para baixo quando eles descobrem as verdadeiras causas do protesto que ocorre lá fora.