O cantor e compositor Itamar Assumpção, um dos maiores nomes da chamada Vanguarda Paulistana, completaria 74 anos nesta quarta (13), caso estivesse vivo. Também conhecido como "Nego Dito" e "Beleléu", o artista, falecido em 2003, conquistou grande reconhecimento e teve canções gravadas por grandes nomes da MPB, como Ney Matogrosso e Zélia Duncan.
Nascido em Tietê (SP) e criado em Arapongas (PR), Assumpção foi um dos grandes nomes da cena alternativa vanguardista de São Paulo, ao lado de Arrigo Barnabé, Grupo Rumo e outros artistas. Suas canções misturavam samba, rock e funk, com humor e crítica social nas letras. O primeiro LP, "Beleléu, Leléu, Eu", foi lançado em 1980. No total, foram nove discos de estúdio e mais três trabalhos póstumos.
Leia também:
A obra de Itamar recebeu abordagens de diversos artistas do rock e da MPB mais "convencional", fora do círculo vanguardista. Rita Lee, Zélia Duncan, Ney Matogrosso e Cássia Eller estão entre as estrelas que gravaram suas canções. Zélia, inclusive, gravou um álbum inteiro com canções de Itamar, intitulado "Tudo Esclarecido" (2012).
Confira músicas de Itamar na voz de grandes nomes:
Aviso aos Meliantes - Rita Lee
Isso Não Vai Ficar Assim - Ney Matogrosso
Já Deu Pra Sentir - Cássia Eller
Filho de Santa Maria - Zizi Possi
Canto em Qualquer Canto - Ná Ozzetti
Milágrimas - Zélia Duncan