O cantor Gilberto Gil, um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira (MPB), recebeu nesta terça-feira (14) o primeiro título de Doutor Honoris Causa concedido pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA). A homenagem aconteceu no Auditório 2 de Julho, localizado na Reitoria da instituição, em Salvador.
A cerimônia, que contou com a presença de 300 pessoas, foi conduzida por Rita Batista, apresentadora da Rede Globo. Na abertura da solenidade, Rita falou sobre a carreira artística e a trajetória pessoal de Gil.
Leia também:
Em discurso, o artista destacou a honra de receber mais um título, e se emocionou ao lembrar que o local foi o primeiro a receber uma apresentação dele: "Me sinto honrado. Este lugar que estamos aqui, esse ambiente, esse conjunto [...] foi o primeiro lugar, em 1951, o palco onde pisei pela primeira vez", declarou.
Diversas autoridades baianas, como secretários, deputados estaduais e vereadores da capital, estiveram na cerimônia, bem como familiares e outras celebridades da comunicação e da música. A solenidade estava inicialmente prevista para o dia 7 de fevereiro no Teatro Castro Alves (TCA), mas foi adiada devido ao incêndio que atingiu o teto do local em 25 de janeiro.