O episódio 64 do Geração GFM recebe um convidado especial que tem tudo a ver com a 90,1. Thiago Mastroianni e Dino Neto conversam neste domingo (13) com o locutor Alexandre Orreda, voz que embala a manhã dos ouvintes no Programa das Sete, de segunda a sexta, das 7h às 9h.
Durante o podcast, Orreda, que está na GFM há 32 anos, contou que considera o Programa das Sete um "cartão de visitas" da emissora. "É a apresentação da rádio. E a gente mantém a liderança nas classes ABCDE, de segunda a sexta. O segredo é você dar uma informação séria e tocar a música que o ouvinte gosta de escutar", observou.
Leia também:
Orreda ainda disse considerar que o rádio tem uma grande importância, mesmo em tempos de internet: "Acho que o rádio nunca vai morrer. É uma coisa interessante, em bairros populares, como o Bairro da Paz, você vê vendedores ouvindo a GFM em barracas simples. Eles dizem que gostam de música de qualidade. Eu acho que o rádio tem uma penetração muito grande, é o meio de comunicação mais acessível a qualquer ser humano".
Voz marcante e carreira jurídica
Na conversa com Mastroianni e Neto, Orreda ainda relembrou momentos em que foi reconhecido pela voz em situações cotidianas. "Uma vez peguei um táxi e fui pra minha casa na Pituba. No meio da corrida, o taxista falou 'se o senhor não fosse advogado, o senhor poderia ser locutor, o senhor tem uma voz bonita'. Eu disse 'mas eu sou locutor'. Ele logo me identificou como Alexandre Orreda. Isso também acontece nas lojas de shopping, as vendedoras pedem pra fazer o cadastro. Quando eu dou meu nome completo, elas dizem 'tá vendo? eu falei, é locutor da GFM'", disse.
O que pouca gente sabe é que, além do talento como locutor, Orreda é também advogado de formação. Para ele, as duas atividades guardam semelhanças. "Trabalhei no Balcão de Justiça e Cidadania do Bairro da Paz. (...) Eu acho interessante, as pessoas me perguntam 'o que é que tem a ver com o Direito com o rádio?'. São duas formas de ajudar as pessoas. O ser humano às vezes está sozinho, ouve uma música, você bota ele pra cima, dá uma palavra de ânimo, bate um papo no telefone... o Direito às vezes é o último recurso que a pessoa tem", afirmou.
Durante o Geração GFM, Orreda ainda respondeu se já arranjou namoradas por causa da voz, disse qual foi o artista mais "difícil" que já entrevistou e revelou mudanças que fez na programação musical da GFM.
Sobre o Geração GFM
Com muito bom humor e leveza, Thiago Mastroianni e Dino Neto conduzem entrevistas com ícones dos anos 80 e 90, toda semana, em duas versões: uma especial para o rádio, na 90,1, e outra edição com bate-papo na íntegra no YouTube.
Você também pode ouvir no formato podcast, disponível nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Pocket Casts e RadioPublic.