O jornalista esportivo Sérgio Pinheiro foi o entrevistado de Thiago Mastroianni no episódio 74 do Geração GFM, veiculado na GFM 90,1 e no YouTube neste domingo (19). Durante o bate-papo, ele contou histórias dos seus 25 anos de cobertura esportiva na TV Bahia, além de falar sobre outros temas.
Sérgio, que é cearense e começou a carreira em Natal (RN) antes de ser transferido para a Bahia, em 1998, disse que a entrada no jornalismo esportivo foi "uma grande coincidência". No entanto, o sucesso na função fez com que ele fosse convidado pelo então coordenador de esportes da TV Bahia, Ivan Pedro, para deixar a capital do Rio Grande do Norte.
Leia também:
"Sempre gostei muito de esporte, mas no início eu não trabalhava com esporte. O que aconteceu pra eu acabar indo pra essa direção foi que em 1997 o América de Natal subiu pra primeira divisão, como vice-campeão da série B. Naquela época só subiam dois times (...) e aquilo foi um acontecimento na cidade. Na TV onde eu trabalhava, que era a TV Cabugi, disseram 'gente, a gente precisa de um repórter para cobrir o América', e na época eu era produtor. Olharam pro lado e me escolheram", contou.
Ao longo da trajetória, Sérgio participou de coberturas e "intercâmbios" profissionais no Rio de Janeiro e em São Paulo. Questionado por Thiago Mastroianni se chegou a alimentar o sonho de ser transferido para a Rede Globo, o jornalista afirmou que aproveitou as oportunidades, mas nunca teve isso como meta.
"Nunca foi um objetivo de vida. Se acontecesse, eu estaria pronto pra ir. Mas você vai se envolvendo, fincando raízes, eu casei e tive filhos, aí fica mais difícil. Hoje eu não alimento mais essa esperança", disse.
Ao falar sobre colegas de profissão, o jornalista destacou a humildade do experiente Tino Marcos em um encontro no Rio, durante a Olimpíada de 2016. "Ele é de uma simplicidade... Sabe um cara que podia tirar onda? Podia, porque esteve presente em tantos momentos importantes do esporte mundial. E não tira onda. E às vezes você vê um cara que não tem 30% da bagagem dele e não pisa nem no chão", observou.
Durante o Geração GFM, Sérgio Pinheiro ainda contou histórias de seu passado como surfista amador, relembrou partidas icônicas que cobriu no futebol, citou Chico Science como um de seus ídolos musicais e falou sobre a relação com os filhos.
Confira o Geração GFM com Sérgio Pinheiro
Sobre o Geração GFM
Com muito bom humor e leveza, Thiago Mastroianni e Dino Neto conduzem entrevistas com ícones dos anos 80 e 90, toda semana, em duas versões: uma especial para o rádio, na 90,1, e outra edição com bate-papo na íntegra no YouTube.
Você também pode ouvir no formato podcast, disponível nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Pocket Casts e RadioPublic.