O episódio 68 do Geração GFM, veiculado neste domingo (24) na GFM 90,1 e no YouTube, recebeu o jornalista Nelson Cadena e o publicitário Edmond Midlej para debater a publicidade baiana dos anos 80 e 90. Em entrevista a Thiago Mastroianni, eles relembraram anúncios que marcaram época e analisaram o atual cenário da propaganda.
Edmond Midlej relembrou campanhas das quais participou, como a do extinto supermercado Supermar, e citou as vantagens de se fazer publicidade nos anos 80 e 90.
Leia também:
"A gente tinha mais verba, as coisas eram mais baratas, a gente conseguia produzir uma coisa legal aqui ou ali, e o povo ainda era muito ligado na televisão. o que você fazia era visto por todo mundo. Hoje você tem uma dispersão de canais e de plataformas", comentou.
Para Midlej, o humor era e ainda é o grande trunfo da publicidade. "A propaganda também é entretenimento, é muito mais fácil atingir o público com o humor. Temos muitas propagandas dos anos 80 e 90 com esse recurso. A música também é um bom atalho. Quando o cliente não quer nenhum desses, a gente chama pela emoção", explicou.
Questionado sobre qual seria a melhor fase da propaganda baiana em todos os tempos, Cadena considerou que os tempos atuais levam os publicitários a exercitarem a criatividade de novas formas. "Acho que é agora, porque o pessoal tem que fazer milagres pra poder criar alguma coisa interessante. São tantas dificuldades de verba, de patrulhamento em todas as áreas... o humor está cada vez mais difícil de fazer", disse.
Midlej e Cadena também enumeraram os maiores fracassos publicitários, relembraram os grandes bordões dos anúncios e opinaram sobre quem seria o maior garoto-propaganda da publicidade brasileira. "Quando você cria um bom personagem, você passa a ter facilidade para criar roteiros em que eles atuem", definiu Midlej.
Sobre o Geração GFM
Com muito bom humor e leveza, Thiago Mastroianni e Dino Neto conduzem entrevistas com ícones dos anos 80 e 90, toda semana, em duas versões: uma especial para o rádio, na 90,1, e outra edição com bate-papo na íntegra no YouTube.
Você também pode ouvir no formato podcast, disponível nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Pocket Casts e RadioPublic.