A cantora Rita Lee, rainha do rock brasileiro, morreu nesta terça-feira (9), aos 75 anos. Muitos famosos, personalidades e músicos se pronunciaram e se despediram da cantora pelas redes sociais. Rita foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e estava fazendo tratamentos contra a doença.
Em um comunicado publicado nas redes sociais, a família escreveu: "Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou".
Leia também:
Nos comentários, Sônia Abraão disse "Que tristeza! 😢😢 descanse em paz!". João Cavalcanti também escreveu: "Não tem palavra pra descrever a importância de Rita! Obrigado por tudoooooooooo"
A Ministra da Cultura, Margareth Menezes pediu um minuto de silêncio para a cantora e também para David Miranda, que morreu também hoje.
Por Rita Lee e David Miranda. Um minuto de silêncio durante a audiência pública da ministra @MagaAfroPop na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal. pic.twitter.com/HxqlmXyCn9
— Ministério da Cultura (@CulturaGovBr) May 9, 2023
O presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, lamentou o falecimento de Rita Lee e enalteceu a genialidade da cantora. “Sem dúvida alguma, Rita Lee é a rainha do rock brasileiro. Seu legado evidencia uma genialidade em composições irreverentes, inconformadas, provocadoras e ousadas, que são mescladas a diferentes sonoridades e apresentam a artista única que ela sempre foi. Com seu senso de humor ácido, ela sempre se ergueu contra o autoritarismo e contra as injustiças de nossa sociedade. Vai deixar saudades, mas também continuará inspirando as futuras gerações de artistas”, disse ele.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, também lamentou nesta terça-feira (9) o falecimento da cantora. “O Brasil se despede de uma das maiores artistas da música nacional! Rita Lee é e sempre será a eterna rainha do rock brasileiro. Ela sempre esteve à frente do seu tempo e ficará marcada na história da música por seu jeito único. Meus sentimentos aos familiares e todos os fãs”, afirmou o prefeito.
O Brasil se despede de uma das maiores artistas da música nacional! Rita Lee é e sempre será a eterna rainha do rock brasileiro. Ela sempre esteve à frente do seu tempo e ficará marcada na história da música por seu jeito único. Meus sentimentos aos familiares e todos os fãs.
— Bruno Reis (@brunoreisba) May 9, 2023
O Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, também prestou homenagens e disse que a artista "ficará eternizada em nossa história."
Triste pensar que não teremos mais a nossa rainha do rock brasileiro entre nós. Rita Lee é, foi e sempre será símbolo de revolução e liberdade. A criatividade, estampada em cada ato de sua carreira, ficará eternizada em nossa história.
— Jerônimo Rodrigues (@Jeronimoba13) May 9, 2023
Fique com Deus, Rita! pic.twitter.com/6yiFFahiHD
MÚSICOS, ATRIZES E ATORES
Pitty lamentou, pelas redes sociais, a morte de Rita Lee. Uma das artistas mais próximas da cantora, com quem mantinha uma relação de "mãe e filha", a baiana desabafou sobre a perda. Ao longo da carreira, Rita Lee e Pitty tiveram alguns encontros musicais. Em 2004, as duas se reuniram para o especial "MTV Ao Vivo". Na ocasião, Rita declarou: "A primeira sensação que tive ao ver Pitty foi a mesma de quando vi Cássia Eller, uma menina bonita com voz forte e personalidade marcante", disse na ocasião.
estou em frangalhos. a Maior nos deixa hoje… que dia triste. Ritinha, te amarei para todo sempre! 💜
— ⚡️PITTY⚡️ (@Pitty) May 9, 2023
meus sentimentos à familia, aos amigos.
brilhará eternamente pra mim.
nunca haverá outra Rita Lee.
obrigada por existir!
A atriz Mel Lisboa, que já interpretou a cantora, se despediu com muito carinho e muitos cliques ao lado da musa do rock brasileiro.
A baiana Preta Gil, que também faz tratamento contra o câncer, se pronunciou emocionada nas redes.
O pai dela e amigo de Rita Lee do período da Tropicália, Gilberto Gil publicou um vídeo em homenagem a artista.