Neste domingo, dia 23, completam dez anos da morte de Dominguinhos, um dos maiores representantes da música regional nordestina. Ele foi um dos grandes sanfoneiros do país e deixou um legado musical em que se destacam canções e parcerias com artistas como Gilberto Gil, Chico Buarque, Nando do Cordel e Anastácia.
Além dos seus parceiros de composição, o cantor, compositor e instrumentista também teve suas músicas gravadas por intérpretes como Elba Ramalho, Ivete Sangalo, Fagner e Maria Bethânia.
Leia também:
O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento sobre as suas obras musicais e o destaque do estudo ficou com um dos seus sucessos, “Eu só quero um xodó”, uma parceria com Anastácia. A canção ficou em primeiro lugar no ranking das mais tocadas no país entre os anos de 2013 e 2023 e também ficou na liderança do ranking das músicas mais regravadas de autoria de Dominguinhos até o momento.
Na gestão coletiva da música no Brasil, Dominguinhos tem 506 obras musicais e 1628 gravações cadastradas. Conforme determina a Lei dos Direitos Autorais (9.610/98), os seus herdeiros continuarão a receber os seus rendimentos por 70 anos depois da sua morte (ou do último autor, em caso de parcerias).
Veja aqui o ranking das músicas de autoria de Dominguinhos mais tocadas nos últimos 10 anos nos principais segmentos de execução pública.
1 - Eu só quero um xodó (Anastácia / Dominguinhos)
2 - Gostoso demais (Dominguinhos / Nando Cordel)
3 - De volta pro aconchego (Dominguinhos / Nando Cordel)
4 - Isso aqui tá bom demais (Dominguinhos / Nando Cordel)
5 - Lamento sertanejo (Gilberto Gil / Dominguinhos)