Morreu nesta terça-feira (11) a cantora Cinara de Sá Leite Faria, conhecida como Cynara, do Quarteto em Cy, grupo vocal feminino mais antigo do Brasil. A artista, de 78 anos, faleceu de insuficiência respiratória no Rio de Janeiro. Ainda não há detalhes sobre o velório, nem sobre o sepultamento.
Cynara passou por uma cirurgia após quebrar o fêmur em uma queda, na semana passada, e estava internada em um hospital no Rio de Janeiro, com pneumonia, lidando com complicações na recuperação do procedimento. A artista deixa três filhos e quatro netos.
Leia também:
Cynara formou o Quarteto em Cy com as irmãs Cybele, Cyva e Cylene, nascidas em Ibirataia (BA). O grupo começou a carreira nos anos 60, no Rio de Janeiro, com apoio do compositor e escritor Vinicius de Moraes. Em 1967, Cynara e Cybele se desligaram do Quarteto em Cy, atuando em dupla até o ano seguinte. No Festival Internacional da Canção (FIC), elas conquistaram o primeiro lugar ao interpretarem Sabiá, de Tom Jobim e Chico Buarque. A canção desbacou "Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores", de Geraldo Vandré, hino contra a ditadura militar.
O grupo registrou canções de notáveis compositores da música brasileira, como Vinícius de Moraes, Toquinho, Dorival Caymmi, Chico Buarque e Tom Jobim, em mais de 30 discos.