Menu Lateral ibahia ibahia.com
iBahia > mundo gfm
Whatsapp Whatsapp
Novos artistas

Conheça o cantor Tiri; 'faculdade ficou de lado e música me escolheu'

'Gil, Caetano, Bethânia e Gal Costa são grandes referências para mim'. Com 18 músicas lançadas, Tiri também bebe da fonte do Samba.

Ilana Pêpe • 17/07/2024 às 8:00 - há XX semanas

Google News iBahia no Google News

O primeiro contato com a música se deu aos 12 anos, a partir do momento em que ganhou um violão do tio. A relação com o instrumento foi se estreitando, e Tiri sentiu o chamado da música mais forte na adolescência, quando começou a se apresentar para amigos nos intervalos da escola ou nas turmas vizinhas em trabalhos escolares musicais.


				
					Conheça o cantor Tiri; 'faculdade ficou de lado e música me escolheu'
'Gil, Caetano, Bethânia e Gal Costa são grandes referências para mim'. Com 18 músicas lançadas, Tiri também bebe da fonte do Samba.. ​Foto: Manolo Garrido

Já mais velho, a vida apresentou a ele duas escolhas: a vida acadêmica ou a vida artística, isso porque ele precisou priorizar uma ou outra e empreender a energia necessária para fazer dar certo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

"Tentei fazer dois cursos, de Direito e Publicidade, mas a música sempre esteve em paralelo ali, ganhando espaço e tendo mais voz dentro de mim." O início de um artista é sempre desafiador, mas Tiri conta que tem o apoio e incentivo da família, dos irmãos e dos amigos.


				
					Conheça o cantor Tiri; 'faculdade ficou de lado e música me escolheu'
Foto: Tacio Moreira.

O artista seguiu nos contando como foi esse momento da vida entre faculdades e música: "Nesse mesmo tempo da faculdade, eu tive uma banda de samba, onde comecei a ter meus primeiros contatos com a vida profissional da música aqui em Salvador, que era a banda 70 Samba. A partir disso, eu não consegui parar mais; as faculdades ficaram de lado, e a música me escolheu para eu continuar seguindo até hoje, fazendo o que eu amo", completou.


				
					Conheça o cantor Tiri; 'faculdade ficou de lado e música me escolheu'
'Gil, Caetano, Bethânia e Gal Costa são grandes referências para mim'. Com 18 músicas lançadas, Tiri também bebe da fonte do Samba.. ​Foto: Tacio Moreira/ Redes Sociais

Em conversa com o Mundo GFM, Tiri concorda que se definir é se limitar; no entanto, reconhece a importância de estar bem posicionado no mercado musical e atender a determinada demanda. Qual seria então o gênero musical que o cantor baiano acredita mais se encaixar? "Primeiramente o samba, pois ele me deu essa estrada. O axé e a bossa nova também moram no meu coração, porque são estilos que eu sempre escutei e que se fazem em verdade muito grande dentro de mim."

Aspas da citação
"Eu posso dizer que é uma mistura, né? Vamos falar que é um POP Bahia." Tiri de Castro

Atualmente, a banda de Tiri é composta por Hebert Lucas no baixo, Jackson Menezes na bateria, Jackson Almeida na guitarra. Normando Mendes é o trompetista, e ele conta ainda com dois percussionistas, Jadson Xablas e Juninho San.

Tiri de Castro vem ocupando espaços da noite soteropolitana de Salvador

O cantor vem realizando apresentações marcantes em grandes eventos como Carnaval de Salvador, Festival de Verão, Festival da Primavera, Aniversário da Cidade. O artista também tem projetos autorais como o Nova Maré que teve mais de 10 edições e média de público de 1 mil pessoas por edição, o Luau do Bura, Tiri Canta Gal, entre outros.

Com mais de 17 músicas autorais e 3 EPs, (Do Eu, Largo e Ubaque) Tiri acumula mais de 300.000 reproduções nas plataformas digitais. Além disso, o impacto dele nas redes sociais é significativo, com mais de 10.000 seguidores no Instagram e um alcance mensal de + 20.000 pessoas.

Tiri se apresenta com o Quinteto Baiano n próximo mês

O show autoral será na Sala do Coro do Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho, s/n - Campo Grande, Salvador/BA, no dia 13 de agosto, às 20h. Os ingressos estão à venda no Sympla. 

Tags:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO GFM :

Ver mais em Mundo GFM