Um dos maiores clássicos da música mundial, a canção "Over The Rainbow" marcou época na voz da atriz e cantora Judy Garland, no filme "O Mágico de Oz" (1939). A composição de Harold Arlen e Yip Harburg ganhou diversas releituras e versões ao redor do mundo, sendo regravada em seu idioma original por nomes como Cliff Richard, Eva Cassidy e Israel Kamakawiwoʻole.
No Brasil, ficou famosa a versão "Além do Arco-íris", feita por Luiza Possi para a trilha da novela Chocolate com Pimenta (2003), da Rede Globo. O que nem todo mundo sabe, no entanto, é que essa não foi a primeira versão para "Over The Rainbow": décadas antes, a música ganhou quatro letras diferentes em português, segundo registros nos bancos de dados do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) e do Instituto Memória Musical Brasileira (IMMUB). Seis anos depois, foi registrada uma sexta versão. O Mundo GFM reuniu todas elas para você ouvir, conhecer e comparar.
Leia também:
Confira:
"Sobre o Arco-Íris" - Francisco José (1965)
A primeira versão registrada é "Sobre o Arco-Íris", de Arlindo Marques Júnior. Gravada pela primeira vez por Carlos Carrié em um disco de 78 RPM, no ano de 1954, a canção ganhou abordagens do trio Os Tincoãs, em 1961, e do cantor português radicado no Brasil Francisco José, em 1965. "Certa vez eu ouvi alguém contar / Que lá além sobre o arco-íris há um lugar / Onde o céu sempre azul / Nos faz sonhar / E onde a gente consegue os sonhos realizar", diz a letra.
"Muito Além do Arco-Íris" - Márcio José e Valéria de Andrade (1982)
O cantor popular Márcio José (1942-2002) registrou sua versão em um compacto simples, com letra de Sebastião Ferreira da Silva e Arthur Moreira. A canção, gravada em 1982, traz os versos "Muito além do arco-íris há um lugar / Onde os anjos cantando em coro fazem sonhar", pontuando um diálogo entre pai e filha. Não há, no entanto, uma letra completa: apenas os versos de abertura do tema foram vertidos, enquanto a melodia toca como fundo musical.
"Além do Arco-Íris" - Vânia Bastos (1986)
Quatro anos depois, a canção ganhou mais uma letra completa em português, feita pelo poeta, escritor e tradutor Augusto de Campos. "Além do arco-íris há um lugar / saberás quando vires, será o teu novo lar / além do arco-íris vais morar / para ali construíres o teu castelo de ar" são os versos de abertura da música, registrada pela cantora Vânia Bastos, ícone da Vanguarda Paulistana, em seu álbum solo de estreia.
"Além do Arco-Íris" - Nara Leão (1987)
Quem também fez sua versão de "Além do Arco-Íris" foi a musa da Bossa Nova, Nara Leão (1942-1989). No álbum "Meus Sonhos Dourados", a artista revisitou canções dos musicais que assistiu na adolescência, como o próprio "O Mágico de Oz". "Além do arco-íris / Há um lugar / Onde um dia eu ouvi / Uma canção de ninar / Pra lá do arco-íris / O céu é azul / E os sonhos que nós ousamos / Vêm nos acalentar", diz a letra de Nara.
"Além do Arco-Íris" - Luiza Possi (2003)
A versão mais conhecida de "Além do Arco-Íris" foi composta e gravada pela cantora Luiza Possi em 2003, para a trilha da novela "Chocolate Com Pimenta". Na trama, a música era o tema da protagonista Ana Francisca, vivida por Mariana Ximenes. A letra começa com os versos "Além do arco-íris / Pode ser / Que alguém / Veja em meus olhos / O que eu não posso ver / Além do arco-íris / Só eu sei / Que o amor / Poderá me dar tudo que eu sonhei".
"Mais Além do Arco-íris" - Zélia Duncan (2009)
O letrista Carlos Rennó fez sua versão em 2009, para o álbum "Nego", idealizado em parceria com o músico Jacques Morelenbaum, que traz para o nosso idioma clássicos americanos compostos por judeus. Gravada por Zélia Duncan, a versão é a mais próxima da letra original de "Over The Rainbow": "Tem, além do arco-íris / Um lugar / Do qual num acalanto / Eu já ouvi falar / Lá, além do arco-íris / No azul, lá / O teu sonho mais louco / Se realizará".
E o que diz a "Over The Rainbow" original?
"Over The Rainbow" é cantada nos primeiros minutos do filme "O Mágico de Oz". A letra fala sobre o desejo da protagonista, Dorothy Gale, de ir para um local diferente do árido e seco Kansas, onde vivia com os tios: um lugar onde não houvesse problemas ou preocupações. A canção tornou-se a marca registrada da atriz e cantora Judy Garland, que dá vida a Dorothy no filme.