Além de membro da Academia Brasileira de Letras, Antonio Cícero foi um poeta, filofo e compositor que marcou a música brasileira com 130 canções registradas, entre elas, "À Francesa". O poeta morreu nesta quarta-feira (23) e deixa um legado na arte e saudade em amigos como Caetano Veloso.
O cantor baiano públicou nas redes sociais uma homenagem ao amigo, dizendo a saudade que será deixada pelo poeta.
Leia também:
"Cicero foi meu melhor amigo, a pessoa mais correta que conheci. O afeto de amizade mais límpido que se possa imaginar. E uma inteligência luminosa. Marcelo, seu marido de tantos anos, deve entender minha tristeza e também meu orgulho pela coerência de Cicero. Sua irmã Marina pôs música em um poema seu e dali saiu um longo e brilhante repertório de canções. Ela também deve me entender", disse Caetano.
Veja declaração de Caetano Veloso
Morte de Antonio Cícero
Cícero sofria de Alzheimer e morreu na Suíça através de um procedimento de eutanásia, legalizado no país desde a década de 1940. O poeta deixou uma carta sobre a situação e afirmando, "espero ter vivido com dignidade e espero morrer com dignidade".
Caetano Veloso falou sobre a decisão do amigo. "Adoro o desaforado livro de filosofia em que Cicero louva Descartes em época pós-estruturalista. Morrer por decisão própria enfatiza seu pensamento. E sua poesia."
Antonio Cícero deixa livros, poesias e canções interpretadas por Lulu Santos, João Bosco, Maria Bethânia, Adriana Calcanhotto, Arthur Nogueira, Marina Lima, irmã de Cícero e muitos outros.
Relembre canções do poeta
Pelos ares
Antonio Cicero / Adriana Calcanhotto
À francesa
Composição: Antonio Cicero e Claudio Zoli
Último romântico
Composição: Antonio Cicero, Lulu Santos e Sergio de Souza
Fullgás
Composição: Antonio Cicero e Marina Lima
Charme do mundo
Composição: Antonio Cicero e Marina Lima
Maresia
Composição: Antonio Cicero e Paulo Machado
Inverno
Composição: Antonio Cicero e Adriana Calcanhotto
Acontecimentos
Composição: Antonio Cicero e Marina Lima
Virgem
Composição: Antonio Cicero e Marina Lima
Pra começar
Composição: Antonio Cicero e Marina Lima