O cantor e compositor Gilson Menezes dos Santos Dórea, conhecido como Tatau, cantou uma palhinha do novo EP no Fuzuê desta terça-feira (11), na Bahia FM 88,7. O lançamento tem 4 músicas autorais, sendo uma inédita e outras que foram compostas por ele e interpretadas por outros artistas.
O EP é parte do projeto "Só as Minhas", idealizado há mais de um ano pelo artista e a primeira parte está disponível em todas as plataformas digitais.
Leia também:
Neste projeto, ele selecionou 13 músicas autorais que já existem no repertório de shows e dividiu em duas partes, com a ideia de "lançar novos EPs aos poucos" para o público conhecer o trabalho dele.
Neste primeiro laçamento estão as músicas “Meu Amor é Maior” (inédita), “Bilu Bilu”, “Maltrata” e “Bem Debaixo do meu Nariz".
"Escolher essas músicas no primeiro EP foi para mostrar para o pessoal 'Olha eu sou o compositor dessa música' começa inicialmente dessa forma para a identificação ser rápida"
Tatau apegado as composições
Com mais de 15 anos de carreira, Tatau coleciona composições de sucesso como "Futuro Prometido", "Balanço do Camaleão", "Hora Agá", "Loirinha", "Sonho Real" e muitos outros.
Dentre a coleção de hits, Tatau destacou as músicas "Protesto Olodum", que marcou os anos 80, tratando temas emblemáticos na época, como Aids, poluição e pobreza, e a canção "Futuro Prometido", cantada por Sorriso Maroto.
"Protesto Olodum porque historicamente ela é para mim um divisor de águas como compositor, né? O olhar das pessoas para comigo como compositor já é um olhar mais elegante, de mais respeito e Futuro Prometido que eu não posso também deixar de fora porque a música que foi durante um ano e meio o primeiro lugar no Brasil."
Inspirações além da música
Para Tatau a inspiração para compor vai além da música. O cantor compõe para a própria carreira solo e para outros cantores e disse ao Mundo Bahia FM, que para escrever canções é preciso ter conhecimentos dos livros também, "até a literatura para mim serviu como referência, eu tive que pegar Machado de Assis, eu tive que ter Caetano, Gil, Betânia, Gal, Marvin Gaye."
Ele complementou ainda que "eu criei a minha identidade própria e as pessoas falam muito de influência, né? Eu tenho meu pai e minha mãe como influência na minha carreira."