Mais de 42 mil pessoas já passaram pelos equipamentos culturais de Salvador em 2025, segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A Casa do Carnaval, por exemplo, funciona em um imóvel construído em 1921, fica no coração do Centro Histórico e é líder em visitação. A estudante Íssala Queiroz esteve por lá e amou a experiência.
“Eu acredito muito que a Casa do Carnaval contribui para a cultura local, porque é um museu muito interativo. Querendo ou não, faz as pessoas ficarem mais imersas na cultura do carnaval para a gente, que é morador daqui de Salvador e também os turistas que vêm de fora conhecer”, explica.
Leia também:
O espaço funciona das 9h às 18h, com ingressos variando entre R$20 e R$10. Íssala conta que a Casa do Carnaval é apenas um dos espaços que costuma ir.
“Eu já conheci o Museu do Carnaval, ali a gente também tem a Fundação Jorge Amado, que é belíssima, tem agora com a restauração do Mercado Modelo, aquela parte de baixo, poxa, é surreal, ficou muito bacana mesmo. Tem o Museu da Música, que é outro museu que é assim, eu particularmente indico muito pra quem gosta. É um local que você consegue aprender, mas consegue se divertir ao mesmo tempo”, conta.
Confira relação de museus disponíveis para visitação em Salvador
Maylla Pita, diretora de cultura da Secult, fala sobre a programação dos equipamentos geridos pela prefeitura.
“Neste verão, como de costume, os museus geridos pela Prefeitura de Salvador seguem funcionando de terça a domingo, com horário de funcionamento estendido, das 10h às 18h, com acesso até 17h. E a gente está falando da Cidade da Música da Bahia, da Casa do Carnaval, do Espaço Pierre Verger, Espaço Caribé, da Casa do Rio Vermelho, do Memorial 2 de julho, a Casa das Histórias e a Galeria Mercado. Além disso, às quartas seguimos com gratuidade em todos esses equipamentos”, disse.
Vale lembrar que salvador conta ainda com mais sete museus que têm entrada gratuita, todos geridos pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidade da Secretaria de Cultura da Bahia. Dentre eles estão o Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_Bahia); o Museu de Arte da Bahia (MAB); e o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM).