O projeto Ocupação Sound System – Arte Urbana na Comunidade já tem nova agenda. Depois da
primeira edição na Barroquinha, a ação agora vai para Plataforma, no Subúrbio de Salvador, onde se instala na Praça São Braz e no Centro Cultural Plataforma nos dias 14 e 15 de outubro (sábado e domingo).
Leia também:
Encabeçado pelo Ministereo Público, o primeiro sound system da Bahia, em conjunto com a Giro Planejamento Cultural, o Ocupação Sound System reúne show do grupo anfitrião e convidados, em meio a uma feira de empreendedores, além de atividades formativas: um bate-papo e sete oficinas. Toda a programação é gratuita e as inscrições podem ser feitas aqui.
O desejo do projeto é de estimular o potencial criativo de jovens através da cultura do sound system, contemplando formação, intercâmbio e afirmação do direito à cidade.
O que é o Sound System
O sound system é, tecnicamente, um paredão de caixas de som. Semeada nos anos 1950 na Jamaica como uma saída de baixo custo para promover festas, esta prática se tornou revolucionária e ganhou tom de manifesto, da voz do povo, de ocupação de ruas, inserção da arte no cotidiano de comunidades e consumo direto da música popular sem intermédio das indústrias culturais.
Ministereo Público
Formado atualmente por DJ Raiz, DJ Pureza e o dubmaster Regivan Santa Barbara, o Ministereo Público foi pioneiro nesta atividade em terras baianas, criado em Salvador em 2005. Seu nascimento veio do desejo de alimentar um movimento que os representasse no cenário musical independente da cidade.
Eles fazem o baile sound system no domingo, 15 de outubro, a partir das 17h, na Praça São Braz, totalmente aberto ao público. Os convidados desta vez serão o multiinstrumentista e cantor de reggae Amani Kush e o Respiro Soundz Dub System, oriundo de Itacaré. No entorno, uma feira de empreendedores locais apresenta artesanato, vinis, roupas e acessórios.
Serviço
Baile Sound System + Feira de Empreendedores
Com: Ministereo Público, Amani Kush e Respiro Soundz Dub System
Quando: 15 de outubro, 17h às 20h
Onde: Praça São Braz
Quanto: Gratuito