Desde 2020, o TikTok vem definindo as músicas em alta no Brasil. O aplicativo chinês de vídeos curtos fidelizou seu público durante o isolamento imposto pela pandemia de covid-19, que contribuiu para aumentar o uso de redes sociais. Com o sucesso da plataforma, os influencers começaram a investir na produção de conteúdo, que se baseia em vídeos curtos de dancinhas ou de humor.
Foi assim que surgiram os "hits do TikTok", músicas que costumam ser curtas, com uma batida dançante e acompanhadas de um refrão chiclete. Mas para além das faixas lançadas com o intuito de viralizar no aplicativo, outra prática comum é a criação de versões de músicas que já existem. É o caso de "Canudinho", faixa lançada em 2011 pela dupla sertaneja Henrique e Diego.
Leia também:
Mais de 215 mil pessoas já usaram o áudio para fazer a trend no TikTok, que consiste em reproduzir os passinhos do refrão da música.
Outras canções regravadas já viraram hits no aplicativo, como "Tubarão Te Amo", de Mc Ryan SP e Tchakabum, uma nova versão de "Onda Onda", da banda de axé Tchakabum; e "Lovezinho", cantada por Treyce, inspirada em "Say It Right" da cantora Nelly Furtado.