A cantora e compositora Marinês, um dos maiores nomes do forró, completaria 88 anos nesta quinta-feira (16), caso estivesse viva. Reconhecida como a "Rainha do Xaxado", a artista, que faleceu em 2007, deixou um legado de muitos sucessos para a música nordestina.
Inês Caetano de Oliveira nasceu em 15 de novembro de 1934 na cidade de São Vicente Férrer, em Pernambuco, mas foi registrada apenas no dia seguinte ao seu nascimento.
Leia também:
Aos quatro anos de idade, se mudou para Campina Grande, na Paraíba. Ela começou a cantar escondida da família, participando de programas de calouros. Logo, tornou-se cantora oficial do conjunto Regional da Rádio Borborema.
Nos anos 50, Marinês foi apadrinhada por Luiz Gonzaga, que a batizou como "Rainha do Xaxado" e firmou uma parceria com ela. A artista passou a fazer parte do grupo "Luiz Gonzaga e seus Cabras da Peste", tornando-se uma mulher pioneira no forró. Já nos anos 60, formou o grupo "Marinês e Sua Gente", com o qual gravou vários sucessos.
No total, a artista gravou mais de 45 discos. Seu último trabalho foi o disco independente "Marinês canta a Paraíba", lançado em 2006, um ano antes de sua morte por complicações de um AVC isquêmico.
Relembre canções gravadas por Marinês
Sou o EstopimSó Gosto de Tudo Grande
Deixei Minha Terra
Macaco Véio
Gírias do Norte