Dois pioneiros do samba fazem aniversário nesta terça-feira (12). O baiano Nelson Rufino faz 81 anos, enquanto a carioca Leci Brandão chega aos 79. Os dois, cada um a seu modo, contribuíram profundamente para que o nosso samba seja como é.
O cantor e compositor Nelson Rufino começou a carreira como jogador de futebol no Rio de Janeiro, mas decidiu voltar a Salvador para trabalhar como metalúrgico e se dedicar à música. Tornou-se compositor na escola de samba Filhos do Tororó e no bloco Apaxes do Tororó.
Leia também:
Rufino ainda teve passagens pelos blocos Alerta Mocidade e Alerta Geral e ajudou a fixar a quinta-feira de Carnaval como o dia oficial do samba no Circuito do Campo Grande. Em 2003, criou o Bloco Amor e Paixão, ao lado do filho Fernando.
Rufino é coautor de sucessos como "Todo Menino É Um Rei", gravado por Roberto Ribeiro, e "Verdade", sucesso na voz de Zeca Pagodinho.
Já Leci Brandão começou a carreira nos anos 70, tornando-se a primeira mulher a fazer parte do time de compositores da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, em 1972.
Embora tenha cursado Direito pela Universidade Gama Filho, Leci dedicou grande parte de sua vida à música. Ao longo de sua carreira, gravou 25 álbuns, entre eles três compactos, e 2 DVDs. Participou do Festival MPB-Shell, promovido pela Rede Globo, em 1980, com a música "Essa Tal Criatura". Também atuou como comentarista dos desfiles de Escolas de Samba na Rede Globo, entre 1984 e 1993.
Além da música, a atuação política também é uma marca da trajetória de Leci. Em 2004, tornou-se Conselheira da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, permanecendo nesses postos por quatro anos.
Em 2010, candidatou-se ao cargo de deputada estadual por São Paulo, tornando-se a segunda parlamentar negra da casa. Está em seu quarto mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo. Leci também é pioneira no ativismo LGBT. Em 1978, a artista se assumiu lésbica em entrevista ao jornal Lampião da Esquina.
Ouça músicas de Nelson Rufino e Leci Brandão:
Verdade
Cadê Meu Amor
Todo Menino É Um Rei
Zé do Caroço
As Pessoas e Eles
Isso É Fundo de Quintal