A banda Ilê Aiyê embarca no Aeroporto de Salvador rumo à turnê internacional. O grupo, que nasceu no Curuzu e exalta a ancestralidade negra, fará 14 shows pela Europa e outros continentes a partir do dia 24 de junho. Marrocos será a primeira parada para comemorar os 50 anos da pérola negra.
Entre os dias 24 de junho e 31 de julho, o bloco passará por Portugal, Alemanha, Irlanda, Escócia e Itália. Na Alemanha, durante o Festival Internacional de Samba de Coburgo, o Prêmio Humano será dedicado ao presidente da entidade, Antônio Carlos Vovô, conhecido como Vovô do Ilê.
Leia também:
Ilê Aiyê fará diversos shows pelo mundo
Começando pelo continente que formou o Brasil, a apresentação na África ocorrerá duas vezes, no dia 24 e 28 de junho, na cidade de Essaouira – localizada na costa sudoeste de Marrocos. A expectativa é de uma celebração musical embalada pelo clima de reverência ao continente-mãe, que inspiram as músicas do bloco baiano.
"A música é universal e o público é imenso em todas as partes do mundo. É prazeroso ver as pessoas cantando junto com a gente em espaços lotados, nos reconhecendo na rua e nos cumprimentando. É sempre uma experiência muito gratificante", comenta Antônio Carlos Vovô, presidente da entidade.
Depois da África, a parada será em Portugal. O show de música e beleza será no dia 30 de junho, no Festival Pé na Terra. Trata-se de um evento que acontece há 12 anos e celebra a cultura lusófona em pleno verão europeu.